» Colunas » Saúde

07/08/2009
Diabetes: redução de estômago

Noticias

Entrevista com o cirurgião bariátrico Cid Pitombo
6/8/2009 - Diabetes

Não há um procedimento cirúrgico específico para a cura do diabetes. As intervenções capazes de auxiliar o tratamento da doença são os transplantes de pâncreas (às vezes acompanhados de transplante de rins) e, a que provavelmente mais motive essa pergunta, a cirurgia de estômago, chamada bariátrica, que acaba por contribuir sobremaneira no controle da glicemia. Diabéticos com obesidade mórbida, que têm IMC acima de 35, e que apresentam ou não complicações decorrentes da doença têm recorrido muitas vezes a essa cirurgia de redução do estômago para conseguir perder peso e controlar o diabetes. Os resultados vêm sendo positivos, com índices de sucesso em torno de 80% e 90%, o que motivou o estudo da aplicação do mesmo procedimento em diabéticos que apresentam sobrepeso, aqueles com IMC acima de 25, mas principalmente nos que possuem IMC acima de 30. O procedimento, entretanto, ainda é experimental, como explica o cirurgião bariátrico Cid Pitombo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, na seção Rio de Janeiro.

Cid Pitombo - "Modelos semelhantes à cirurgia de redução do estômago têm sido feitos, ainda em experimentação, em diabéticos tipo 2 com sobrepeso. No Brasil, esse procedimento começou a ser aplicado em 2003 e, até o momento, mais de 500 pacientes já passaram pela cirurgia. Diversas técnicas têm sido empregadas em diferentes tipos de pacientes: que utilizam ou não insulina, que apresentam ou não doenças adicionais. Ainda não se sabe que método é mais eficaz para que tipo de paciente e a expectativa é que até 2011 já se tenham obtido esses dados e conclusões para que a cirurgia possa ser aprovada pelo Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina como procedimento normal.

O que nos leva a realizar procedimentos cirúrgicos nesse tipo de paciente é porque, ao desviarmos o intestino, estimulamos a produção precoce e mantida de hormônios do final desse órgão que aumentam a produção de insulina. O objetivo é também conseguir diminuir a gordura visceral e reduzir a resistência à ação da insulina, auxiliando, assim, o controle do diabetes. Os resultados, em alguns estudos, têm repetido o sucesso obtido na cirurgia de redução do estômago de obesos mórbidos, mas faltam estudos de longo prazo, fundamentais para a aceitação dos métodos.

Entre os diversos métodos empregados, um que tem apresentado melhores resultados com risco menor que os demais métodos é um modelo parecido com o bypass (gastroplastia), que consiste na redução do tamanho do estômago e sua ligação com a parte intermediária do intestino. Esse desvio pode ser feito por laparoscopia, que consiste no uso de uma micro-câmera introduzida por um pequeno orifício, o que reduz o tamanho do corte e torna o procedimento menos invasivo."

Fonte : Diabetes Nós Cuidamos

portaldiabetes

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar