» Colunas » Saúde

20/11/2009
Radicais livres complicam o diabetes

Noticias

Memória Metabólica e Radicais Livres
9/11/2009 - Blog da Obesidade

O aumento de radicais livres é uma das principais causas das complicações do diabetes induzidas pelo aumento da glicemia. A cada dia que passa cresce a importância do “stress oxidativo”, fenômeno em que são geradas substâncias predispostas a reagir imediatamente contra uma série de proteínas importantes de nossas células. Estas substâncias inconvenientes são os ditos radicais livres.


O estudo de tais substâncias está ajudando a esclarecer um fenômeno observado nos diabéticos. Ainda em parte incompreendido, atribui-se o nome de memória metabólica à redução do risco de complicações do diabetes quando se obtém um controle adequado da glicemia no início da doença. O curioso é observar que este efeito protetor é preservado mesmo quando os pacientes deixam o tratamento intensivo após uma fase de controle inicial.


Por outro lado, a obtenção do controle da glicemia só após muito tempo de instalado o diabetes pode não ajudar tanto. Estudos realizados em retinas e rins de camundongos – órgãos-alvo das complicações diabéticas – demonstram que, após dois meses de doença, o controle adequado da glicemia permite a redução da produção de radicais livres nos tecidos. Se o diabetes se mantém descontrolado por seis meses no camundongo, a normalização da glicemia já não consegue reduzir o stress oxidativo e a produção de substâncias tóxicas.


Especula-se que o controle do diabetes numa fase muito tardia possa não oferecer os mesmos benefícios da correção precoce. Estes dados são congruentes com o estudo ACCORD, que gerou um imenso estardalhaço na imprensa ao mostrar aumento de mortalidade cardiovascular acompanhando um controle superintensivo e rápido em idosos com diabetes de longa duração.


E os antioxidantes? A velha vitamina C, bandeira de Linus Pauling, já foi estudada e se mostrou inócua. O mesmo vale para a vitamina E. Há muita pesquisa na área testando novos e específicos antioxidantes. Por enquanto, fica o recado para os diabéticos: não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Dr. Eduardo Quadros Araújo
Salvador, BA, Brazil
Graduado em Medicina pela UNICAMP. Residência em Clínica Médica e Endocrinologia no HC-FMUSP-SP.
Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela SBEM-Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Consultório: 71-2108-4778


portaldiabetes

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar