» Colunas » Saúde

07/05/2010
Mulheres diabéticas e o cancer

Noticias

Previna-se
4/5/2010 - Terra

Mulheres com diabetes tipo 2 apresentam até 25% mais risco de desenvolver câncer em comparação com as não-portadoras, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv, de Israel. No entanto, homens nas mesmas condições parecem não ter chance maior.

Como informou o jornal Daily Mail, a equipe de cientistas acompanhou 17 mil diabéticos. Constatou que as pacientes do sexo feminino tinham probabilidade elevada de desenvolver câncer de cólon e de órgãos genitais.

Enquanto isso, os participantes do sexo masculino se mostraram muito menos prováveis de sofrer de câncer de próstata do que pessoas saudáveis, o que significa que não há nenhum aumento no risco da patologia de maneira geral. A ligação entre diabetes e câncer não foi explicada, nem o motivo da prevalência em mulheres.

Diabetes tipo 2
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a incidência de diabetes tipo 2 é maior após os 40 anos. A doença possui um fator hereditário mais elevado do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores sejam obesos.

É cerca de oito a dez vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder a tratamento baseado em dieta e atividade física. Em alguns casos, pede medicamentos orais e, por fim, a combinação deles com a insulina.

A SBD aponta que os principais sintomas são infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furunculose (aparecimento recorrente de furúnculos).
 


Leia outras matérias desta seção
 » A pandemia e a depressão em crianças
 » Coronavírus x tipo sanguineo
 » Pomada para feridas diabéticas
 » Coronavírus:Omega 3 x Covid19
 » Reumatismo e seus vários tipos
 » Colesterol alto x coronavírus
 » Coronavírus:Imunidade cruzada
 » Coronavírus: Porque os Diabéticos correm mais risco
 » Canabidiol desenvolvido na USP chega às farmácias
 » Espinheira santa
 » Coronavírus: Pneumonia silenciosa
 » Coronavírus: Ar condicionado pode espalhar
 » Fakes sobre o coronavírus
 » Coronavírus: Doenças crônicas
 » Alcool gel exige cuidados
 » Coronavírus e o Oxímetro
 » Coronavírus: Uso do anticoagulante heparina
 » A batata Yacon e o diabetes
 » Coronavírus não é pior que as outras pandemias
 » Coronavírus: Remdesivir - antiviral


Voltar