» Colunas » Saúde

24/05/2010
Hipoglicemia

Noticias

Diabetes tipo 1 e 2
23/5/2010 - Portal do Coração

Uma das complicações que ocorrem em pacientes portadores de diabete melito , são as crises de hipoglicemia ( queda dos níveis de açúcar no sangue ) . Esse quadro clínico , caracteriza-se pela presença dos seguintes sintomas: taquicardia , tremores , sudorese , tonturas , falhas de atenção , inquietação , incoordenação , desorientação , convulsões , coma e , até , a morte , caso não seja diagnosticada e tratada.

Diabéticos mais idosos , têm mais dificuldades para reconhecer as crises de hipoglicemia do que os mais jovens . As crises de hipoglicemia são mais comuns em diabéticos do tipo I ( dependentes de insulina ). As crises de hipoglicemia grave , em diabéticos que encontram-se no volante , podem acarretar um desfecho trágico.

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego ( ABRAMET ) , divulgou uma diretriz para avaliação e orientação dos portadores de diabete melito , que pretendam se habilitar como motoristas ou desejem renovar a carteira nacional de habilitação. Abaixo enumeramos as orientações dessa diretriz:

- Portadores de diabete tipo II ( não- dependente de insulina ) , bem controlados por dieta ou medicação , têm baixo risco de hipoglicemia grave e poderão ser considerados aptos para a direção de veículos de qualquer natureza , sem restrições.

- Diabéticos que necessitem de insulina , quando sob acompanhamento médico adequado , bem controlados , sem hipoglicemia no último ano, poderão ser considerados aptos para a direção de veículos de qualquer natureza , mas com o prazo de validade da perícia de saúde menor.

- Serão considerados inaptos ( temporários ) , os que apresentaram episódio de hipoglicemia grave , com perda de consciência no último ano.

- Motoristas profissionais deverão realizar testes de gilcemia capilar ( dosagem de açúcar no sangue , através de fita reagente ) uma hora antes de começar a dirigir e quatro horas após dirigir de modo contínuo , não inciando ou interrompendo o ato de dirigir, quando o valor da glicemia for inferior a 70 mg/dl.

- Em relação ao motorista diabético , que apresentar formas graves de microangiopatia ( acomentimento da pequena circulação , como os vasos da retina dos olhos ) , macroangiopatia ( acometimento das artérias maiores , como as artérias do coração e do cérebro ) e/ou neuropatia ( acometimento dos nervos ) , o perito determinará a necessidade de afastamento definitivo da condução de veículos automotores.


Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar