» Colunas » Saúde

11/07/2010
Pata de vaca e o diabetes

Noticias

Testes com planta pata de vaca serão exibidos em congressos médicos

2/7/2010 - Rede Bom Dia   

Na busca de redução da glicemia e da reversão de danos causados aos órgãos dos pacientes diabéticos, alunos da FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí) realizaram desde 2009 uma pesquisa com o o chá da planta popularmente conhecida como pata de vaca (Bauhinia forficata) em ratos de laboratório diabéticos, de características semelhantes aos humanos.

Coordenada pelo professor-doutor Eduardo Caldeira, a pesquisa foi feita pelos alunos Sérgio Augusto Fudaba Curcio (4º ano) e Mônica Naomi Hayashida (5º).

Uma das constatações é que o chá reduziu os níveis de açúcar no sangue e aumentou o peso dos animais (a diabetes grave reduz o peso do paciente).

Os animais vieram do Japão para o Brasil através da França. Eles tomaram o chá da pata de vaca por 20 dias, à vontade.

“Eles mostraram melhora, mas o chá não conseguiu controlar totalmente a diabetes, possivelmente devido ao tempo de tratamento ou porque o controle da glicose é um processo muito complexo e exige mais estudos”, afirma Eduardo Caldeira.

De acordo com órgãos internacionais, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), o diabetes mellitus afeta cerca de 190 milhões de pessoas no mundo.

Por esse motivo, os resultados da pesquisa serão apresentados e publicados em dois grandes eventos, o 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular (de 24 a 27 de julho) e a 25ª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (de 25 a 28 de agosto), com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico).

Uso deve ter orientação médica
A doença afeta diferentes órgãos, inclusive a mucosa oral e as glândulas salivares,  cujo mau funcionamento pode afetar a saúde geral do organismo.

Por isso, esses órgãos  também foram pesquisados e o chá mostrou-se ineficaz na recuperação dos danos. 

“Apesar da redução do nível de açúcar no sangue, o diabetes ainda continua prejudicando os órgãos pois os tecidos não apresentaram melhora”, afirma Sérgio.

O resultado da pesquisa, segundo os alunos, é importante para alertar a população que costuma se automedicar ou tomar chás populares por conta própria.

“O paciente precisa ter um acompanhamento médico sempre e não deve tomar nenhum medicamento antes de consultar um profissional”, alerta Mônica.

Na busca de  tratamentos alternativos, o uso de plantas medicinais vem sendo usado  em vários países.


Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar