» Colunas » Saúde

08/12/2010
Uso de colírio em diabéticos

Noticias

Esclareça sua dúvida
8/12/2010 - Diabetes Nós Cuidamos

Para qualquer pessoa, o uso de colírio deve ser feito com precaução. Embora seja um medicamento vendido sem necessidade de apresentar receita médica, é preciso saber que há diferenças entre os produtos e que alguns podem ser prejudiciais quando seu uso não corresponde à necessidade específica do paciente. Para o diabético, a regra também vale e a atenção deve ser redobrada, como explica o oftalmologista Ricardo Neves, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Ricardo Neves - "A população em geral acha que colírio não tem efeitos colaterais e que qualquer um deles pode ser utilizado por qualquer pessoa. Colírio é um medicamento e tem várias formulações: corticóides, antiinflamatórios não esteróides, antibióticos, hipotensores oculares, vasoconstritores (descongestionantes), ou seja, existem diversas formulações, como ocorre com qualquer medicamento.

Cada classe de colírio tem uma indicação específica e o uso inadequado pode levar a complicações. É sempre bom lembrar que a automedicação é um perigo, principalmente para quem tem alguma doença crônica, e isso se aplica também para os colírios.

Algumas classes de colírios produzem menos efeitos colaterais, como é o caso dos lubrificantes, que só vão causar problemas a quem tiver alergia a um de seus componentes. Os colírios descongestionantes devem ser usados com parcimônia. A aplicação em demasia pode provocar efeito rebote, ou seja, diminuição do efeito do medicamento. Desse modo, o melhor é só utilizar colírios com indicação médica. No caso do diabético, que muitas vezes tem outras doenças associadas, alguns colírios devem ser especificamente evitados, como, por exemplo, os que contêm corticóides e que só podem ser aplicados com indicação médica. Os corticóides podem aumentar a pressão intra-ocular e causar glaucoma, provocar o aparecimento ou acelerar uma catarata, doença à qual os diabéticos já estão mais sujeitos, e ainda facilitar o surgimento de infecções como o herpes.

Colírios que contêm antibióticos utilizados sem necessidade específica podem aumentar a resistência do organismo e acabar provocando uma infecção ocular. Em relação aos colírios vasoconstritores, se utilizados em excesso podem ser absorvidos pelo organismo e provocar aumento da pressão arterial. Muitos pacientes diabéticos apresentam hipertensão arterial."

Fonte : Diabetes Nós Cuidamos


Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar