» Colunas » Saúde

01/02/2011
Hidratação e diabetes

Noticias

Esclareça sua dúvida.
1/2/2011 - Diabetes

Pode alterar, no caso de diabetes tipo 2, e pode ser consequência de glicemia elevada, no caso do tipo 1. Quem explica o que ocorre e como resolver o problema é a endocrinologista Elcy Falcão, fundadora da Associação Pernambucana do Diabético Jovem (APDJ) e professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Elcy Falcão - "Em primeiro lugar é preciso lembrar que a hidratação é importante para qualquer pessoa, mas para o diabético é ainda mais. No caso do tipo 2, a falta de hidratação pode elevar a glicemia e levar a um quadro grave que exija até a internação hospitalar. No caso do tipo 1, a desidratação pode ser consequência da glicemia elevada e do excesso de urina e, também, pode levar a resultados graves.

Não há quantidade fixa que deva ser ingerida pelo indivíduo, mas é preciso beber bastante e saber que o melhor para hidratar é mesmo a água. Quem é avesso ao sabor, pode acrescentar umas gotas de limão ou algumas folhas de hortelã, mas não se deve deixar de privilegiar a água.

É possível hidratar-se também com outros líquidos, com exceção, claro, das bebidas alcoólicas que por si só exigem mais hidratação. Os chás podem ser uma alternativa, tendo como ressalva que alguns, principalmente o chá preto, são ricos em potássio e podem prejudicar quem já está com níveis normais dessa substância no corpo. Essa é uma boa alternativa para quem, por exemplo, está sofrendo com câimbras.

Sucos de frutas também hidratam, mas seu consumo exige moderação, porque a fruta é rica em carboidratos e na forma de suco podem acabar sendo ingeridas em quantidades maiores do que as recomendáveis. As bebidas isotônicas são alternativa apenas para quem está em um programa de atividades físicas intensas.

Principalmente no caso de desidratação em criança, os pais devem ter cautela extra no uso de soros, que contêm açúcar em sua composição. O soro só deve ser utilizado com acompanhamento médico e administração de insulina para manter a glicemia em ordem.

Qualquer que seja a opção, é bom enfatizar que sucos, chás ou outras bebidas entram apenas como complementação. O papel principal deve ser, sempre, o da água."

Fonte : Diabetes Nós Cuidamos




Leia outras matérias desta seção
 » Coronavírus :em nossas UTIs as mortes são altas
 » Melatonina uma muralha contra o covid19 no pulmão
 » Coronavírus: A nova variante mais contagiante
 » Coronavírus: Cientistas da USP fazem um panorama da situação
 » Alimentos que reduzem o colesterol e o triglicérides
 » Droga experimental pode reverter problemas na memória
 » Teste do covid19 pela saliva
 » Coronavírus: inflamassomas
 » O calor veio para ficar
 » Artrite reumatóide x hemopressina
 » Cirurgia combinada catarata mais buraco macular
 » Coronavírus o que temos hoje para combater
 » Própolis vermelha é anticancerígena
 » Catarata: proteína pode estar ligada a ela
 » Coronavírus: Vitamina D ajuda
 » Bactérias da Antartica contra o câncer
 » Corticóides contra o coronavírus
 » Zolgensma o absurdo de US$ 2 milhões
 » Com tratamento precoce risco de morte cai
 » Colchicina age contra o coronavírus


Voltar