» Colunas » Saúde

18/02/2011
Diabetes:Proteína é capaz de normalizar nível de açúcar

Noticias

Proteína é capaz de normalizar nível de açúcar no sangue quando ativada
17/2/2011 - Portal Diabetes

Pesquisadores do Hospital Infantil de Boston descobriram um mecanismo que não envolve insulina para normalizar o açúcar no sangue e que pode oferecer uma nova abordagem terapêutica para o diabetes tipo 1 e 2.

O diabetes pode resultar tanto em uma deficiência de insulina (tipo 1 ou diabetes insulino-dependente) ou na diminuição da sensibilidade à insulina (tipo 2).

O pesquisador Umut Ozcan e seus colegas da divisão infantil de endocrinologia mostraram que uma proteína reguladora chamada XBP-1s, quando ativada artificialmente no fígado, pode normalizar o açúcar que está elevado no sangue tanto em ratos diabéticos do tipo 1 e 2, quanto em ratos obesos. Isto sugere que abordagens que visam o aumento da atividade XBP-1 podem beneficiar pacientes com qualquer tipo de diabetes.

Em trabalhos anteriores, o laboratório de Ozcan identificou a proteína XBP-1s como uma chave para a sensibilidade do corpo à insulina, e mostrou que sua função é prejudicada pela presença da obesidade.

Inicialmente, a XBP-1 foi pensada para aumentar a sensibilidade à insulina e normalizar a glicose no sangue através da ligação ao DNA, além de aliviar o estresse no retículo endoplasmático, um órgão celular que reúne proteínas.

- Quando XBP-1 foi ativado artificialmente, o nível de açúcar no sangue em ratos obesos com diabetes tipo 2 desceu abruptamente.

No novo estudo, Ozcan e sua equipe mostram que a XBP-1 regula o açúcar no sangue ao degradar outra proteína (FOXO1) cujas ações incluem o aumento da produção de glicose pelo fígado, que estimula o comportamento alimentar do cérebro.

De acordo com os pesquisadores, essa degradação do FOXO1 mostra ser independente do efeito XBP-1 sobre o sistema de sinalização da insulina e, por si só, leva a uma redução nos níveis de glicose no sangue e aumento da tolerância à glicose.

- Ao ativarmos a XBP-1 poderíamos ter outra abordagem para o tratamento do diabetes tipo 2, que também seria muito benéfica para o diabetes tipo 1.

Ele explica ainda que mesmo em camundongos sem insulina, o aumento da expressão de XBP-1 reduziu o nível de glicose no sangue de forma significativa. Isso sugere que as abordagens que ativam XBP-1 no fígado de diabéticos tipo 1 pode controlar os níveis de glicose no sangue, com a exigência potencialmente muito menor de insulina.





Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar