» Colunas » Saúde

09/06/2011
Demência em diabéticos

Noticias

Pesquisa
2/6/2011 - Fonte: UOL

Descoberta aponta para estratégia preventiva para os diabéticos e auxilia como teste preditivo para a doença em não-diabéticos



Pesquisadores da Mayo Clinic - Flórida, nos Estados Unidos, descobriram que a demência em alguns diabéticos parece ser causada, muitas vezes, por uma doença vascular no cérebro, enquanto a demência que se desenvolve em pessoas sem diabetes é mais comumente associada à deposição de placa encontrada em pessoas com Alzheimer.

Os resultados foram apresentados na Alzheimers Association International Conference on Alzheimer Disease 2010, em Honolulu, no Havaí. Eles resultaram de um estudo conduzido entre pessoas com ascendência mexicana, mas pode ter relevância para outras populações, segundo os pesquisadores. Também estão envolvidos no estudo pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco.

"Essa descoberta ajuda na compreensão do diabetes e da demência", disse o neurologista Neill Graff-Radford. "Isso sugere que a demência vascular observada em diabéticos, que parece estar relacionada à doenças como o derrame, pode ser potencialmente evitada, se o desenvolvimento do diabetes for impedido."

"Os resultados estão de acordo com uma série de estudos de autópsias realizadas em pacientes com demência e com diabetes, na qual as anomalias vasculares foram relacionadas com a demência, mas a presença de placas como no Alzheimer não", diz Graff-Radford. "Os resultados também sugerem que um exame de sangue experimental para predizer o desenvolvimento da doença de Alzheimer pode ser mais preciso do que alguns estudos têm sugerido, porque neles foram incluídos participantes com diabetes. Nós acreditamos que futuros estudos sobre este teste devem levar em conta o estado do diabético."




Leia outras matérias desta seção
 » Coronavírus: Aspirina pode ser benéfica
 » Coronavírus: Macrófago é um dos vilões
 » Coronavírus:Pode permanecer mais de 14 dias no organismo
 » Coronavírus:Pacientes resistentes podem ajudar
 » Leucemia linfoide aguda (LLA),
 » Coronavírus:Antiviral é aprovado
 » Coronavírus:catástrofe iminente
 » Coronavírus:vem aí o spray nasal
 » Coronavírus:Quem está com ele pode se vacinar?
 » Coronavírus:Variante P1 está se alastrando rapidamente
 » Paralisia facial reversão com laser
 » Vitamina D:suplemento não tem melhoras
 » Quando as vitaminas se tornam tóxicas
 » Coronavírus-remédio para câncer é esperança
 » Coronavírus:Atividade física não evita agravamento
 » Coronavírus: quanto tempo leva a resposta imunológica da vacina?
 » Vacinação: Perguntas e Respostas
 » Coronavírus :em nossas UTIs as mortes são altas
 » Melatonina uma muralha contra o covid19 no pulmão
 » Coronavírus: A nova variante mais contagiante


Voltar