» Colunas » Saúde

12/07/2011
Aspirina pode impedir recorrência de doença cardíaca em diabéticos.

Pacientes que tomam até 325 miligramas de ácido acetilsalicílico por dia apresentam risco de morte 23% menor

Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, revelaram que tomar aspirina como medida preventiva pode impedir a recorrência de doença cardiovascular em pacientes com diabetes. Os resultados mostram que pacientes que tomam altas doses de aspirina (ácido acetilsalicílico) têm um risco de recorrência de ataque cardíaco reduzido.

"Nós analisamos dados de 21 estudos e focamos especificamente em pacientes diabéticos que tinham sofrido um ataque cardíaco ou AVC para medir a capacidade do medicamento para evitar uma recorrência. Descobrimos que, se os pacientes tomaram até 325 miligramas de ácido acetilsalicílico por dia eles tinham um risco 23% menor de morte", relatou o pesquisador Scot Simpson.

As pessoas com diabetes têm um risco aumentado de doença cardiovascular, e há evidências de que 60% das mortes em diabéticos são atribuíveis a doença cardíaca. Simpson sempre suspeitou que doses de ácido acetilsalicílico podem desempenhar um papel no tratamento de doenças cardiovasculares em diabéticos e que, como o medicamento não precisa de receita, os farmacêuticos podem ter um papel ativo na administração.

"O melhor papel dos farmacêuticos para a gestão de doenças crônicas é trabalhar de forma proativa com médicos e pacientes. Isso significa atuar diretamente com o médico e consultar sobre medicamentos prescritos, ou influenciar a decisão dos pacientes de tomarem ou não a medicação", concluiu Simpson.


Portal Diabetes

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar