» Colunas » Saúde

18/07/2011
Potássio contra diabetes e AVC .

Pesquisadores da Johns Hopkins University demonstraram que um baixo nível de potássio no sangue pode ser um indicador para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 – o tipo mais comum da doença. Essa conclusão foi divulgada em outubro de 2010, na publicação científica americana Annals of Internal Medicine. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 12 mil pessoas, coletados desde 1986, que faziam parte de um estudo sobre o risco de aterosclerose em comunidades. De acordo com os estudiosos, o potássio afeta a quantidade de insulina secretada pelas células do pâncreas.

O nutrólogo Jorge Antônio dos Santos, de Goiás, explica que o potássio é imprescindível para o controle da produção de insulina, por sua vez o hormônio responsável pelo controle dos níveis de açúcar no sangue. Segundo ele, é a insulina que permite ao açúcar (ou glicose) que ingerimos penetrar em nossas células. “Mas, nos casos de diabetes, como existe a falta de insulina, a glicose não entra nas células e permanece na circulação”, diz o médico.

Os benefícios do potássio não param por aí. De acordo com a publicação Journal of American College of Cardiology, um aumento de 1,6 grama de potássio na dieta por dia (o equivalente a 100 gramas de feijão preto ou de damasco seco), diminui em 21% o risco acidente vascular cerebral, por exemplo. “É o potássio que garante o funcionamento normal de todas as células do corpo, incluindo as transmissões nervosas, contrações musculares como a do coração e o equilíbrio dos fluidos corporais”, enfatiza Santos. Conforme explica o médico, ele também ajuda a evitar as cãibras – daí, aliás, tanta gente recomendar o consumo de ao menos uma banana por dia para esse fim. Embora bem menos rica no mineral que o feijão, por exemplo, a banana também é uma fonte de potássio.  

Elemento fundamental para o organismo, tanto a falta quanto o excesso de potássio são capazes de gerar sérias conseqüências para o organismo. Segundo Santos, o exagero do mineral no corpo pode ser prejudicial principalmente para pessoas diabéticas, causando problemas renais e de coração. Já quem anda com baixas taxas de potássio no organismo, ainda de acordo com o nutrólogo, pode sofrer de fraqueza muscular constante e chegar até mesmo a sofrer de paralisia, inclusive do pulmão.

Você encontra potássio em variados alimentos. Confira:

Carne de peru, mortadela, sardinha, carne de porco, ostras e mariscos, carne de pescada, presunto, lingüiça, coração e fígado de boi, feijão (todos os tipos), ervilha seca, lentilha seca, espinafre, batata inglesa, mandioca, palmito, beterraba cozida, cenoura, couve, milho verde, brócolis, tomate com semente, alface, banana, damasco, uva passa, amêndoas, castanha-do-pará, amora, coco, acaí, abacaxi, ameixa, cereja, laranja, limão, maçã, manga e melancia.

Terra

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar