» Colunas » Saúde

09/08/2011
Quais as possíveis complicações da hipertensão arterial (pressão alta)?

A hipertensão arterial (pressão alta), por ser uma doença muito comum na população brasileira, é considerada o principal fator de risco para o desenvolvimento de  complicações cardiovasculares. Estas complicações podem ocorrer em diversos locais do organismo . São as chamadas  "lesões  em  orgãos-alvo" da hipertensão arterial.

A presença de níveis mais elevados  de pressão arterial e a presença de outros fatores de risco cardiovascular assocciados, como tabagismo , dislipidemias (anormalidades do colesterol e  suas frações) , diabete melito e obesidade, aumentam muito o risco do desenvolvimento destas "lesões em orgãos-alvo".

Complicações da hipertensão arterial: 

- Coração :

A hipertrofia do ventrículo esquerdo (espessamento anormal do músculo cardíaco , resultante de uma sobrecarga crônica causada pelo aumento da  pressão arterial)  é uma das primeiras anormalidades cardíacas decorrentes da hipertensão arterial .Embora o seu diagnóstico possa ser feito pelo eletrocardiograma, o exame de ecocardiograma (que analisa as estruturas do coração por ondas de ultrassom) é  mais preciso para essa finalidade.

A  presença de hipertrofia ventricular em pacientes hipertensos  confere um pior prognóstico , ou seja , um maior  risco de outras complicações cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e derrame cerebral .  Outras complicações cardíacas da hipertensão arterial são : angina do peito, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas e os distúrbios da condução elétrica do coração. 

- Cérebro :

A isquemia cerebral transitória é uma disfunção neurológica reversível,  geralmente, durando poucos  minutos . O acidente vascular cerebral ou derrame cerebral é uma disfunção neurológica mais duradoura, podendo deixar sequelas graves. O derrame cerebral poderá ser causado por uma obstrução ou sangramento de uma artéria cerebral (acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico, respectivamente). A demência vascular é a perda progressiva das funções mentais, como a memória e a concentração. Esta condição é fruto do comprometimento de pequenos vasos no cérebro, que são os derrames lacunares. 

- Rins :

A hipertensão arterial crônica leva a uma disfunção renal, inicialmente detectada através de pequenas perdas urinárias de proteínas. Com o passar do tempo, essa perda poderá tornar-se crescente (microalbuminúria, macroalbuminemia e  proteinúria).Numa etapa posterior,  poderá surgir uma falência dos rins (insuficiência renal crônica). A hipertensão arterial e o diabete melito são a principal causa de insuficiência renal crônica no Brasil. 

- Vasos: 

A aterosclerose (formação de placas de gordura ou ateromas na parede das artérias) e as doenças da aorta (aterosclerose , aneurismas e dissecção aórtica aguda) estão diretamente relacionados à hipertensão arterial crônica.

- Olhos:

A hipertensão arterial acarreta um comprometimento da retina (retinopatia hipertensiva), podendo chegar à cegueira.


Portal do Coração

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar