» Colunas » Saúde

12/08/2011
Óleos para tratamento do colesterol

Alcachofra (Cynara scolymus): folhas verdes ou secas e flores.

A substância mais importante é a cinarina, que ajuda a purificar o sangue das toxinas, além de abaixar a taxa de colesterol de modo significativo, sendo usada em casos de hiperlipidimia ( colesterol alto ) e arteriosclerose.
Estimula a função do fígado, provocando aumento da secreção biliar, que melhora a digestão da gordura, absorvendo baixa quantidade.

 
Diminui as cólicas intestinais, os gases e a prisão de ventre. Tem indicação secundária como anti radicais livres, pois possui manganês, que é essencial para a manutenção do sistema nervoso central, digestivo e reprodutor; também reduz a glicemia em diabéticos, por conter inulina.

Contra indicações: não deve ser administrado em mães que amamentam, nem em casos de fermentação intestinal.

Berinjela (Solanum melongena):
fruto todo.

É importante fonte de diversos nutrientes. Ajuda a diminuir o colesterol no sangue, especialmente o LDL e a baixar os níveis de triglicérides.

 
É recomendada para alteração dos rins, bexiga e uretra, pela sua ação diurética. Melhora o funcionamento do intestino e reduz a ação das gorduras sobre o fígado.

Contra indicações: não há referências na literatura consultada.


Carqueja (Baccharis trimera):
toda a planta.

Indicado como estimulante estomacal, facilitando a digestão e estimulando a secreção da bílis. Age também nas doenças do baço, bexiga, fígado, rins, vias urinarias, cálculos biliares e vermes intestinais. É eficaz na diminuição dos níveis de gordura do sangue e combate a arteriosclerose.

 
Tem indicação secundária nos diabéticos tipo II devido aos princípios ativos amargos, que estimulam o pâncreas para produzir mais insulina ajudando a normalizar a glicemia.

Contra indicações: não há referência na literatura consultada.


Cavalinha (Equisetum arvense):
partes aéreas.

Indicado pela sua atividade diurética e remimeralizante, permitindo a eliminação e substâncias tóxicas. É diurético suave, com ação reguladora e adstringente do trato genitourinário, sendo útil em casos de incontinência noturna.
Participa da calcificação dos ossos; em pessoas com colesterol elevado regulariza tônus, elasticidade e resistência dos vasos sangüíneos.
 
Atua em casos de inchaço e inflamação da próstata. Estimula o metabolismo cutâneo, acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade de peles secas e senis, atuando como hidratante profundo.
Tem ação secundária como antimicrobiano, adstringente e detergente podendo auxiliar no tratamento externo da acne.

Contra indicações: disfunção cardíaca ou renal.


Chá Verde (Camellia sinensis): folha e caule.

O chá verde é estimulante , adstringente, forte antioxidante, bactericida e suave diurético. Auxilia na eliminação da gordura corporal. Rico flúor, previne a queda de dentes. É útil como cicatrizaste para combater câncer de estômago e da pele, e para reforçar o sistema imunológico. É utilizado para desordens estomacais, vômitos e diarréia.

 
Promove a saúde do sistema cardiovascular e reduz os níveis de colesterol sérico.

Contra indicações: portadores de úlceras péptica ou com problemas de sangramento. Não usar em crianças com menos de 2 anos de idade. Em pessoas com batimentos cardíacos irregulares, mulheres grávidas e durante a fase de amamentação o uso deve ser evitado.


Ginseng (Panax giseng): raiz.

Atua como estimulante do sistema nervoso central, regularizando ou aumentando as funções cerebrais e em casos de estresse, envelhecimento precoce e impotência sexual. Melhora a imunidade, dificultando o ataque de algumas doenças . No sistema circulatório tem efeito hipotensor. Atua na hiperglicimia, potencializando a ação da insulina.

 

 
Diminui os níveis de colesterol em casos de hipercolesterolemia ( colesterol alto ).
Aumenta a taxa de hemoglobina e o número de glóbulos vermelhos. Age como antídoto em casos e intoxicação com álcool ou barbitúricos.

Contra indicações: gravidez, hipertensão aguda e doenças agudas.


Glucomanan (Amorphophallus kanjac): raiz.

Atua como fibra na dieta alimentar aumentando a viscosidade dos alimentos em contato com o líquido gástrico.
Atua preenchendo o estômago, fazendo com que o indivíduo sinta menos fome. O alimento se mistura com o Glucomanan viscoso formando uma

 
massa que passará facilmente pelo aparelho gastrointestinal. Com a formação do gel, há a absorção de gorduras reduzindo as taxas de colesterol e triglicerídeos .

Ingerir com 2 copos cheios de água.

Contra indicações: não há referência na literatura consultada.


Lecitina de Soja : possui altos teores de colina, inositol, fósforo, cálcio e vitamina E. Usada para distúrbios da memória e doença de Alzheimer. Tem ação redutora de colesterol e triglicérides e ativadora a circulação.

 
Tem indicação secundária nos regimes de emagrecimento por sua suposta ação lipotrópica.

Contra indicações: não há referência na literatura consultada.


Óleo de Alho ( Allium sativum ) : bulbo.

A ação do óleo de alho se deve à alicina e aliina, que possuem propriedades bacteriostáticas ( que paralisa a reprodução das bactérias ) e bactericidas
( que mata as bactérias ).
Seu uso é indicado na redução dos níveis de colesterol no sangue prevenindo a formação de placas na artérias.

Não permite a formação de toxinas no intestino e elimina as espécies causadores de doenças sem afetar a flora normal.

 
Fluidifica as secreções respiratórias, ajudando desobstruir as vias aéreas, facilitando sua eliminação. Estimula os mecanismos internos de defesa do organismo e inibe a formação dos radicais livres. É considerado como hipotensor arterial ( ajudando a diminuir os níveis da pressão arterial em casos em que estão acima dos valores normais ) e estimula a secreção em alguma glândulas internas, sendo eficaz no diabetes.

Contra indicações: hipersensibilidade ao óleo.


Óleo de Fígado de Bacalhau : óleo rico em vitamina A e D.

Indicado na proteção da pele e dos pulmões previne problemas de visão como vista cansada e cegueira noturna.
Fundamental para absorção de cálcio e fósforo, evitando osteoporose nos

 
adultos e raquitismo na crianças, assim como dentes menos sujeitos à cáries.
Favorece também a redução do colesterol e triglicérides.

Contra indicações: não há referência na literatura consultada.


Óleo de Peixe (omega 3): É um ácido graxo poliinsaturado presente no óleo de várias espécies de peixes, com ação redutora sobre os níveis de colesterol e triglicérides do sangue.

Tem ação antiagregante planquetária.

 
Seu uso é indicado como suplemento dietético para a prevenção de doenças isquêmicas do coração tais como a aterosclerose e trombose.

Contra indicações : não há referência na literatura consultada.


Óleo de Linhaça (Linium usitatissimum): óleo da semente.

Contém importantes ácidos graxos que proporcionam benefícios à saúde humana, como os ácidos omega 3 e os da família omega 6.
Indicado na redução da freqüência de ataques de asma e também diminui a incidência dos canceres de mama, próstata, e cólon. Diminui os triglicérides plasmáticos, relaxa os vasos sangüíneos e reduz a pressão arterial.

 
Reduz o níveis de colesterol no sangue e nos tecidos e age como preventivo em casos de depressão. Aumenta a absorção de cálcio melhorando a densidade óssea e nos casos de artrite reumatóide obteve-se redução significativa da dor. Há melhora em pacientes com psoríase e eczema. Tem papel importante na prevenção de derrames.

Contra indicações: não há referências na literatura consultada.


web

Leia outras matérias desta seção
 » Ponte de Safena e stents não são melhores que medicamentos
 » Nova droga pode reverter Demência
 » Doença grave x Espiritualidade
 » Insônia
 » Stents-bypass ou medicamentos ?
 » Própolis verde
 » Exames de sangue para que servem
 » Exame de Urina tipo 1
 » Estatinas aumentam risco de osteoporose
 » Diabetes tipo 2 - protocolo oficial da SBD - 2019
 » Cocô ! Tratado Geral
 » Dieta Cetogênica
 » Manteiga Ghee como fazer
 » Coração x Café
 » Câncer x Café
 » Terapia anti-câncer CAR-T - USP
 » Própolis - USP-ESALQ
 » Cera de ouvido detecta câncer
 » HPN Hidrocefalia de pressão normal
 » Sal do Himalaia não é o que dizem


Voltar