» Colunas » Saúde

17/10/2011
Urina em excesso pode indicar diabetes.

Adultos saudáveis devem fazer cerca de 700ml a 2 litros de xixi, numa média de quatro vezes por dia. Quando essa quantidade aumenta ou diminui é sinal de problemas, que podem ser desde uma infecção urinária até pedras nos rins ou mesmo diabetes.

Se a mudança não é em relação à quantidade, mas sim à vontade de urinar - mesmo que não consiga - a bexiga pode estar pressionada ou irritada.

O diabetes tipo 1 é uma doença grave e não tem cura, mas pode muito bem ser controlado, desde que o paciente siga o tratamento de forma disciplinada e tenha apoio da família. Esse tipo de diabetes acomete principalmente crianças, adolescentes e adultos jovens, geralmente com menos de 20 anos de idade.

Devido à doença, o paciente passa a enfrentar uma deficiência na produção de insulina,hormônio responsável pela regulação do nível de açúcar no sangue, entre outras funções. A produção insuficiente de insulina pelo pâncreas é causada pela destruição das células chamadas beta. Elas são atacadas por anticorpos produzidos pelo próprio organismo.

Sem insulina, o nível de açúcar no organismo costuma aumentar. Quando sua concentração supera 126 miligramas por decilitro de sangue, a pessoa deve ficar alerta e repetir o exame dias depois. Tanto para crianças como para adultos, o nível ideal de açúcar é inferior a 100 miligramas por decilitro de sangue.

Os sintomas da doença diabetes tipo 1 são semelhantes aos do diabetes tipo 2 --que corresponde a 90% dos casos e geralmente acomete indivíduos obesos ou que têm outros casos da doença na família.

Os sintomas mais comuns são boca seca, intensa sensação de sede, urina em excesso (nos casos mais graves, a vítima de diabetes urina até sete litros ao dia, quando o normal é de 1,5 litro), sensação de muita fome a toda hora e, apesar disso, o doente emagrece.


Rede Vida

Leia outras matérias desta seção
 » Ponte de Safena e stents não são melhores que medicamentos
 » Nova droga pode reverter Demência
 » Doença grave x Espiritualidade
 » Insônia
 » Stents-bypass ou medicamentos ?
 » Própolis verde
 » Exames de sangue para que servem
 » Exame de Urina tipo 1
 » Estatinas aumentam risco de osteoporose
 » Diabetes tipo 2 - protocolo oficial da SBD - 2019
 » Cocô ! Tratado Geral
 » Dieta Cetogênica
 » Manteiga Ghee como fazer
 » Coração x Café
 » Câncer x Café
 » Terapia anti-câncer CAR-T - USP
 » Própolis - USP-ESALQ
 » Cera de ouvido detecta câncer
 » HPN Hidrocefalia de pressão normal
 » Sal do Himalaia não é o que dizem


Voltar