» Colunas » Saúde

01/11/2011
Metformina

Nome Genérico

Metformina

Você pode perder alguns quilos quando começar a tomar metformina. Essa perda de peso pode ajudá-lo a controlar sua glicose sangüínea. O Metformina pode também melhorar os níveis de gordura sangüínea e de colesterol, que em geral, não estão normais se você tiver diabetes tipo 2.

Uma coisa boa sobre o metformina é que ele não faz com que o açúcar no sangue fique muito baixo (hipoglicemia), quando você tomar apenas o remédio para diabetes.

Com que freqüência devo tomar metformina?

Duas ou três vezes por dia.

Quando devo tomar metformina?

Nas refeições. Seu médico deve dizer em que refeições você deve tomar.

Quais são os possíveis efeitos colaterais?

- Metformina pode deixá-lo doente se você tomar mais que 2 a 4 drinques alcoólicos por semana. Caso beba mais que isso, avise o médico. Você provavelmente não deverá tomar metformina.

- Caso você tenha algum problema de rins, tomar metformina pode piorar. Antes de começar esse remédio certifique-se de que o seu médico sabe se seus rins funcionam bem.

- Se você estiver vomitando, se tem diabetes e se não pode tomar muitos fluidos, então precisa parar de tomar metformina por alguns dias.

- De vez em quando, pessoas que tomam metformina podem se tornar fracas, cansadas ou com tontura e ter problemas de respiração. Se alguma vez tiver esses problemas, chame seu médico ou consiga ajuda médica imediatamente.

- Você pode vir a ter náuseas, diarréia ou outro problema estomacal quando tomar metformina pela primeira vez. Esses sintomas normalmente desaparecem.

- Você pode observar um gosto metálico em sua boca.

O que saber sobre realizar cirurgia ou exame médico com contraste

- Se você for passar por uma cirurgia, informe ao médico que está tomando metformina. Ele deve lhe pedir para parar de tomar metformina no dia da cirurgia. Então, não deverá tomar metformina outra vez até que você esteja se alimentando e seus rins estejam funcionando normalmente.

- Se você for fazer algum exame médico com contraste, diga ao médico que está tomando metformina. Você deve ser orientado a parar de tomar metformin no dia do exame e não tomar este remédio outra vez dentro das próximas 48 horas.


Fonte : The National Diabetes Information



Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar