» Colunas » Saúde

18/11/2011
Quanto alcool diabético pode tomar?

Nutrição & Diabetes
17/11/2011 - Fonte: Portal Diabetes  

Você precisa abster-se do álcool para controlar a glicose no sangue? Você pode tomar uma garrafa de cerveja com a pizza ou uma taça de vinho com o espaguete? Não existe uma resposta correta. Você deve discuti-la com seus médicos. Seu histórico de consumo de álcool precisa ser revisto, os medicamentos que você toma precisam ser analisados para potenciais interações com o álcool e seu controle de diabetes precisa ser avaliado.
Lembre-se de que você deve conversar com o seu médico sobre isso.
Beba somente se seu diabetes estiver controlada. O álcool pode piorar alguns problemas do diabetes. O álcool pode acumular-se nas células nervosas, intensificando os danos dos altos níveis de glicose e piorando a neuropatia. Ele também aumenta os triglicerídeos, a pressão arterial e o risco de catarata. Se você tem hipoglicemia freqüentemente ou um histórico anterior de hipoglicemia grave, o álcool pode ser um grande risco a você.
Beba com moderação. A metabolização do álcool pelo seu fígado é um processo lento, então, a quantidade de álcool que você bebe precisa ser controlada para evitar intoxicação. Moderação geralmente significa beber não mais que dois drinques por dia para homens e não mais que um drinque por dia para mulheres. Define-se um simples drinque como sendo 340ml de cerveja, 150ml de vinho ou 33ml de bebida destilada. Lembre-se de que o álcool não possui nutrientes, somente calorias, que seu corpo armazena como gordura.
Não deixe de comer, nem diminua sua ingestão de alimentos quando beber. Beba junto com a refeição ou logo em seguida. Nunca beba com o estômago vazio, não deixe de se alimentar, nem substitua por álcool sua refeição ou lanche habitual.
Sempre carregue um documento de identificação, preferencialmente um que indique que você tem diabetes. Isso faz com que as pessoas saibam que seu comportamento estranho ou perda de consciência não é por causa da intoxicação, mas de uma hipoglicemia grave.
Jamais beba sozinho. Avise às pessoas ao seu redor que você tem diabetes e diga a elas quais são os sinais e sintomas da hipoglicemia. Com isso, elas não confundirão esses sintomas de hipoglicemia com intoxicação alcoólica e ajudarão você em uma possível reação hipoglicêmica.
Fique sóbrio. Já que o álcool tem um efeito relaxante, ele pode prejudicar seu raciocínio. Você precisa comer, tomar seus medicamentos e testar seu açúcar no sangue no horário.
Faça o teste de glicose no sangue freqüentemente. Veja como o álcool o afeta fazendo o teste antes e depois de beber e no dia seguinte. Certifique-se de sempre testar sua glicose no sangue antes de dormir. Nunca tome insulina a mais nem pílulas adicionais para diabete para tratar o alto nível de glicose no sangue pouco antes de deitar-se. É perigoso você ficar hipoglicêmico quando estiver dormindo e não perceber.
 



Leia outras matérias desta seção
 » Nova droga pode reverter Demência
 » Doença grave x Espiritualidade
 » Insônia
 » Stents-bypass ou medicamentos ?
 » Própolis verde
 » Exames de sangue para que servem
 » Exame de Urina tipo 1
 » Estatinas aumentam risco de osteoporose
 » Diabetes tipo 2 - protocolo oficial da SBD - 2019
 » Cocô ! Tratado Geral
 » Dieta Cetogênica
 » Manteiga Ghee como fazer
 » Coração x Café
 » Câncer x Café
 » Terapia anti-câncer CAR-T - USP
 » Própolis - USP-ESALQ
 » Cera de ouvido detecta câncer
 » HPN Hidrocefalia de pressão normal
 » Sal do Himalaia não é o que dizem
 » Insuficiência cardíaca: novo medicamento


Voltar