» Colunas » Saúde

22/11/2011
Diabulimia , os perigos da doença que associa a Diabetes com Bulimia Nervosa.

O culto a padrões de beleza exagerados e aos corpos esculturais de supermodelos leva adolescentes a correrem qualquer risco em busca das medidas ideais. Cerca de 10% a 20% das pessoas com diabetes desenvolvem a diabulimia, que une os malefícios do diabetes tipo 1 com a bulimia nervosa.

O paciente que sofre com a diabulimia diminui as doses de insulina ou deixa de tomar o hormônio para emagrecer. Os riscos dessa prática são diversos, pois sem a insulina não há controle da glicose no sangue. Em longo prazo, o paciente pode desenvolver cegueira, falha nos rins e impotência.

As principais causas da diabulimia são a baixa autoestima, distorção da imagem corporal e a obsessão por emagrecer. As pessoas que estão ao redor podem ajudar a detectar o problema quando percebem uma inexplicável perda de peso, comportamentos compulsivos, exercícios físicos excessivos, entre outros sintomas. Em caso de suspeita, um exame laboratorial pode apontar a ausência de insulina no sangue.

A diabulimia, assim como a bulimia e a anorexia, é um transtorno alimentar considerado doença crônica, ou seja, não tem cura. Como é um comportamento adquirido, é necessário muito investimento do paciente no sentido de se policiar – ter o controle de suas condutas – para evitar que as atitudes aconteçam novamente.

Apesar de não ter cura, a diabulimia pode ser controlada com a ajuda de profissionais. Portanto, se você se identifica com algum desses sintomas procure seu endocrinologista e fale abertamente sobre o problema. Ele poderá indicar um psicoterapeuta para ajuda nesse processo.

 


Farmacia Dassette / Diabete Service

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar