» Colunas » Saúde

29/11/2011
Diabetes e Emergências ....

Saiba o que fazer .

Esquecer a Insulina

 

Em primeiro lugar, se alguém necessita de insulina para sobreviver (diabetes tipo 1), DEVE tomar corretamente suas injeções, para que não chegue a um estado estressante, conhecido como cetoasidose diabética.

 

Um paciente com diabetes deve ter sempre insulina à sua disposição (no trabalho, é importante guardá-la na geladeira) e também deve ter um frasco extra à mão. Todavia, a insulina não precisa necessariamente ficar na geladeira, pode simplesmente ficar em lugar seco e frio.

 

Se uma pessoa com diabetes tipo 1 esquece de tomar uma injeção de insulina, mas de certa maneira está bem, ela pode aguentar por algumas horas. Porém, se esquecer diversas doses durante um longo período, pode levar a rigorosa falta de insulina. O que pode acarretar a inabilidade do corpo de controlar apropriadamente o processamento e uso dos carboidratos, proteinas, e gorduras.

 

O açúcar fica extremamente alto (hiperglicemia). Em resumo, o metabolismo deste paciente se torna desordenado ao ponto de necessitar hospitalização. No caso de emergência, se não houver insulina disponível, a pessoa deve ser mantida quieta, bem hidratada, e livre de qualquer stress (se possível).

 

O grupo de resgate deve ser alertado para que esse paciente seja logo atendido. É importante que pessoas diabéticas usem algum tipo de identificação que diga sua condição de saúde. No caso de pessoas diabéticas que não usam insulina, não há tanta urgência em tratá-los imediatamente. Eles também devem ser mantidos hidratados, calmos, e aquecidos até que chegue ajuda.

 

Lembre também que com diabetes, a capacidade de cicatrização de cortes ou feridas é menos eficiente, e muitas vezes outras doenças como doença do coração e pressão sangüínea alta, co-existem nesses indivíduos.

 

Tomar Medicamentos sem Alimentos Acessíveis.

 

Outra situação ocorre quando o paciente com diabetes toma insulina ou medicamento oral, e não há comida acessível. Nesses casos, o açúcar no sangue pode baixar muito (hipoglicemia). “Reação da Insulina” não é o termo ideal para descrever essa reação, porque pessoas que só tomam pílulas também podem ter os mesmos sintomas.

 

Sinais físicos e sintomas de hipoglicemia, como confusão, irritação, sudorese, tremedeira, incoerência e tontura podem ocorrer, principalmente em ambiente estressante. A hipoglicemia, na sua forma mais severa, pode levar à perda da consciência. Se muito prolongada, pode levar à morte.

 

A única forma de tratar a hipoglicemia, é dar à pessoa carboidratos. Quanto mais simples for o carboidrato, melhor. Por exemplo, pão e chocolate levam muito tempo para serem absorvidos se comparados aos tabletes de açúcar ou uma bala dura doce. Metade de um copo de suco com açúcar ou refrigerante sem ser diet também agem adequadamente. Demora de 10 a 15 minutos para a pessoa melhorar.

 

Em casos de sintomas severos de hipoglicemia, pessoas que convivem no trabalho ou em casa com a pessoa diabética devem ser treinados para aplicar uma injeção de glucagon.

 

Viagem de Avião e Medicamentos para Diabetes.

 

Outra preocupação para os pacientes com diabetes é viajar de avião e levar os medicamentos e outros suprimentos. Cartas dos médicos não são recomendadas, pois a segurança acha que podem ser falsificadas. Atualmente, a maneira recomendada de viajar de avião com os medicamentos e equipamentos, como insulina, seringas, lancetas e glucagon é que todos os remédios e suprimentos tenham a etiqueta original da farmácia.

 

Para pacientes que usam a bomba de insulina, parece que não há problema, pois são fornecidos aos encarregados da segurança todos os detalhes o êmbolo, o tubo, etc...

 

A melhor maneira de cuidar apropriadamente da diabetes é a informação. Converse com seu médico sempre que tiver dúvidas.


Diabete.

Leia outras matérias desta seção
 » Nova droga pode conter Demência
 » Doença grave x Espiritualidade
 » Insônia
 » Stents-bypass ou medicamentos ?
 » Própolis verde
 » Exames de sangue para que servem
 » Exame de Urina tipo 1
 » Estatinas aumentam risco de osteoporose
 » Diabetes tipo 2 - protocolo oficial da SBD - 2019
 » Cocô ! Tratado Geral
 » Dieta Cetogênica
 » Manteiga Ghee como fazer
 » Coração x Café
 » Câncer x Café
 » Terapia anti-câncer CAR-T - USP
 » Própolis - USP-ESALQ
 » Cera de ouvido detecta câncer
 » HPN Hidrocefalia de pressão normal
 » Sal do Himalaia não é o que dizem
 » Insuficiência cardíaca: novo medicamento


Voltar