» Colunas » Saúde

03/01/2012
Nutricionista da dicas para quem exagerou nas festas de fim de ano.

Manter o peso durante as festas de fim de ano não é fácil, mas com determinação e uma dieta equilibrada é possível perder os quilos extras ganhados no período, confira o cardápio que o Spa Sorocaba preparou.

Pratos saborosos, doces irresistíveis e bebidas fazem muitas pessoas ganharem alguns quilos indesejados nas festas de fim de ano. E assim, as dietas que propagam milagres são alvos fáceis. No entanto, elas prometem a perda de peso rapidamente, mas não saudável o que, consequentemente, pode ocasionar no ganho de peso novamente em curto prazo.

Para a nutricionista do SPA Sorocaba, Renata Fidelis Amorin, a reeducação alimentar é a maneira mais saudável para recuperar a forma e conseguir manter o peso ideal.

Segundo Renata é preciso aprender a fracionar a alimentação, “fazer pequenos lanches a cada 3 horas é muito importante para ativar o metabolismo. Nestas refeições escolha alimentos leves, como verduras, legumes, carnes magras e grelhadas. Nos lanches opte por iogurte 0% de gordura ou 0% de açúcar, pão integral e frutas”, indica a nutricionista.

Além disso, realizar atividade física também é fundamental e colabora para diminuir a gordura do organismo e aumentar a massa magra, nem que seja uma caminhada moderada, mas faça pelo menos 30 minutos todos os dias. Renata ainda reforça que é muito importante comer pouco à noite (evite gorduras e carboidratos), mastigar bem os alimentos e comer devagar, para que dê tempo do cérebro processar que você está satisfeito, evitar a sensação de estufamento e de se alimentar mais do que o necessário.

Abaixo segue um cardápio com uma dieta de 1300 calorias baseada nas refeições servidas pelo Spa Sorocaba e fácil de ser preparada em casa para perder os quilinhos extras conquistados no fim de ano, mas a perda de peso varia muito, dependendo do biótipo de cada um (idade, peso, sexo, etc,) e o tempo dedicado às atividades físicas, mas uma coisa é certa, com a alimentação equilibrada é possível chegar ao corpo dos sonhos de forma saudável.

Cardápio dieta de 1300 calorias

Café da manhã: 200ml de leite de soja batido c/1 maçã + 1Colher de sopa Chia (s/bater); 1 Torrada integral c/ 1C.sopa de patê de ricota c/ ervas

Colação: 1 prato de sobremesa de melância

Almoço: Salada de Alface americana, rúcula, cenoura ralada e 2 nozes picadas + 1 colher de sopa de molho vinagrete c/ azeite; Salmão ao molho de manga; Arroz integral c/brócolis (2 colheres de sopa); 1pêssego

Lanche: 1 pote de iogurte de ameixa light

Jantar: Salada de acelga, tomate cereja e cebola roxa + 1 colher de sopa de molho de iogurte desnatado c/ azeitona preta e 1 colher de café de gergelim; ½ unid. Berinjela recheada com carne ao molho de tomate; 2 colheres de sopa de purê de batata; 1 laranja

Ceia: 1 xícara de chá de Gengibre c/ adoçante e 1 fatia média de queijo branco light.


Portal Diabetes

Leia outras matérias desta seção
 » Doenças transmitidas por animais
 » Canabidiol (maconha) ajuda na dor crônica
 » Idosos alguns cuidados para se manter vivo
 » Alisar cabelo - os perigos
 » O idoso e a demência
 » Coronavac 3ª dose porque tomar
 » Covid19 - Atualização
 » Coronavac x doenças autoimunes
 » Imunização contra covid está comprometida
 » O vírus de Marburg - mais um perigoso
 » Leishmaniose tem mecanismo desvendado
 » Nova abordagem para metástese
 » Quais as diferenças entre as vacinas
 » Coronavírus: A variante Indiana
 » Cárie infantil RX não é indicado
 » Vacinas quando tomar a 2ª dose
 » Vacinas: quanto tempo dura a proteção?
 » CoronaVac para além dos anticorpos
 » Vacinar 15% da população é
 » Coronavírus só a idade não é fator determinante


Voltar