» Colunas » Saúde

04/01/2012
Risco de amputação em cerca de 20% dos casos de feridas nos pés de diabéticos.

A Associação Médica de Podiatria Americana divulgou, nesta segunda-feira, uma pesquisa que revela o risco de amputação em cerca de 20% dos casos de feridas nos pés de diabéticos. Por ano, são estimadas 42 mil pessoas com diabetes que precisam amputar membros inferiores.

 

Conhecido como "pé diabético" pela comunidade médica, a doença apresenta como sintomas feridas que não curam, dormência, falta de sensibilidade, cor azulada, ressecamento e inchaço local. O "pé diabético" pode atingir ainda a circulação sanguínea, bem como os nervos.

O diagnóstico precoce e o tratamento devido podem evitar a maioria dos casos de amputação, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Guilherme Pitta. Além do "pé diabético", medidas de precaução ajudam a afastar casos de insuficiência renal com hemodiálise, infarto e a cegueira.

 

A SBACV tem uma página na internet (www.sbacv.com.br) na qual informa sobre formas de prevenir lesões e orienta sobre exames e sintomas. A entidade pretende realizar parceria com o Ministério da Saúde para implantar na rede pública de saúde um programa de profilaxia do "pé diabético". Números divulgados pela instituição mostram que em 2002 e 2003, houve queda de 50% dos casos de amputações de coxas e pernas.


Rius / SRZD

Leia outras matérias desta seção
 » Nova droga pode conter Demência
 » Doença grave x Espiritualidade
 » Insônia
 » Stents-bypass ou medicamentos ?
 » Própolis verde
 » Exames de sangue para que servem
 » Exame de Urina tipo 1
 » Estatinas aumentam risco de osteoporose
 » Diabetes tipo 2 - protocolo oficial da SBD - 2019
 » Cocô ! Tratado Geral
 » Dieta Cetogênica
 » Manteiga Ghee como fazer
 » Coração x Café
 » Câncer x Café
 » Terapia anti-câncer CAR-T - USP
 » Própolis - USP-ESALQ
 » Cera de ouvido detecta câncer
 » HPN Hidrocefalia de pressão normal
 » Sal do Himalaia não é o que dizem
 » Insuficiência cardíaca: novo medicamento


Voltar