» Colunas » Saúde

06/02/2012
Diabéticos : para refrescar , saiba escolher a bebida .

O calor chegou e para se refrescar é natural que você pense em algumas bebidas bem geladinhas. Que tal matar a sede sem adicionar muitas calorias no seu dia e sem, principalmente, causar problemas para sua glicemia? Aqui vão algumas dicas para facilitar escolhas "magras" fornecidas pela nutricionista Renata Pinotti, professora da Universidade Metodista de São Paulo.

Sucos - Os sucos de fruta têm concentração muito grande de frutose (açúcar da fruta) e aumentam a glicemia rapidamente. Além disso, podem ser tão calóricos quanto os refrigerantes. Entretanto, como eles oferecem muitos nutrientes, você pode resolver a questão colocando apenas uma porção de fruta para um copo de água. Uma alternativa também saudável é fazer suco de legumes e vegetais. Um suco de tomate, por exemplo, tem menos da metade de calorias e 1/3 da quantidade de carboidrato de um suco de laranja.

Outra dica é optar pelo suco de limão ou maracujá adoçados com adoçante, pois eles são muito mais diluídos e, consequentemente, possuem menos calorias e carboidratos. Por exemplo, é preciso apenas um maracujá para preparar um litro de suco. Já no preparo de um litro de suco de laranja puro são utilizadas de 10 a 12 unidades da fruta.

Vitaminas com leite - A tentação de uma vitamina geladinha de frutas batidas com leite pode ser irresistível. Se for esse o caso, a dica é reduzir as calorias utilizando sempre o leite desnatado e garantir que apenas uma porção de fruta seja utilizada para o preparo. Você pode variar o tipo de fruta, mas atentando-se à quantidade utilizada. Ex: 1/3 de maçã + 1/3 de banana + 1/6 de mamão papaia = 1 porção de fruta. Cuidado,porém, quando fizer o pedido em um restaurante ou lanchonete: alguns desses locais podem adicionar sorvete e açúcar na preparação.

Bebidas energéticas - São utilizadas principalmente por quem faz muita atividade física e acredita que esse tipo de bebida lhes dá mais disposição. Atenção! Bebidas energéticas podem ser tão calóricas quanto os refrigerantes. Como alternativa, é possível optar por uma xícara de café, já que a cafeína também ajuda na concentração e aumenta a disposição. O segredo é se ater ao café puro, sem adição de creme ou na versão capuccino. O chá mate e o chá preto também são ricos em cafeína. Um chá mate gelado com fatias de limão e gelo, sem açúcar ou adoçado com adoçante, é uma ótima opção para o verão.

Cerveja - Há quem não viva sem ela, principalmente no calor. É possível desfrutar de um happy hour com os amigos sem ter de arcar com os inconvenientes do álcool. Dê preferência à cerveja sem álcool que, além de tudo, é menos calórica. Mas cuidado com a quantidade de carboidrato, pois a cerveja é preparada a partir da cevada ou do trigo.

Refrigerante - Você sabe que é melhor evitar o refrigerante com açúcar. Hoje existem versões sem açúcar (diet, light ou zero) de praticamente todos os sabores e por isso a escolha agora é fácil. Só não se esqueça que refrigerantes, mesmo dietéticos, contêm sódio, e por isso ninguém deve abusar.

Águas flavorizadas - A melhor bebida para matar a sede é a água. Mas nós podemos torná-la ainda mais atraente adicionando sabor e aroma. Coloque a água em uma jarra de vidro com folhas de hortelã ou gomos de tangerina ou, ainda, rodelas de goiaba, laranja e/ou limão. Deixe na geladeira e beba a água bem gelada. Você pode fazer o mesmo com a água com gás. É refrescante, saudável, sem calorias e sem carboidratos.

Fazendo as escolhas certas, você vai conseguir atravessar a época de calor refrescando-se na medida e sem alterar os ponteiros da balança ou a glicemia.


Diabetes Nós cuidamos.

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar