» Colunas » Saúde

20/03/2012
Comer maçã e pêra regularmente diminui risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Estes frutos são carregados de flavonoides, composto natural também associado ao menor risco de doença cardíaca e câncer

Comer maçãs, peras e mirtilos diminui risco de diabetes. A afirmação é de pesquisadores da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos.

De acordo com informações divulgadas pela Reuters, o estudo aponta que estes frutos são carregados de flavonoides, composto natural presente em algumas frutas, legumes e grãos, que algumas pesquisas vincularam provisoriamente a benefícios para a saúde, como um menor risco de doença cardíaca e câncer.

"As pessoas que comeram uma quantidade maior de mirtilos ou maçãs, tendiam a ter um baixo risco de diabetes tipo 2", disse An Pan, bolsista de pesquisa na Harvard School of Public Health, que trabalhou no estudo.

" Os resultados mostram uma associação, mas não provam que os frutos em si previnam o diabetes" , observa o estudante.

O novo trabalho, publicado na American Journal of Clinical Nutrition, se coloca lado a lado com outro estudo publicado na mesma revista no ano passado, que associou as frutas ricas em flavonoides à redução do risco de pressão alta.

O estudo

Para o novo estudo, os pesquisadores acompanharam os hábitos alimentares de cerca de 200 mil homens e mulheres de até 24 anos.

Os participantes, que foram inscritos em três grandes estudos em andamento de profissionais de saúde norte-americanos, preencheram questionários regulares sobre a frequência com que consumiam determinados alimentos e bebidas de uma porção padrão.

Nenhum deles tinha diabetes no início, mas cerca de 12.600 dos participantes foram diagnosticados durante o período da pesquisa.

Os indivíduos no estudo que comiam menos mirtilo relataram consumir menos de uma dose (metade de um copo) do fruto por mês, enquanto os maiores consumidores de mirtilo consumiram duas ou mais porções por semana.

A equipe de Pan descobriu que os amantes do mirtilo tiveram um risco 23% menor de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que não comeram mirtilos. As pessoas que ingeriram cinco ou mais maçãs por semana também tiveram um risco 23% menor em comparação com aquelas que não comeram maçãs.

Os pesquisadores sugeriram que determinados flavonoides cujos níveis são especialmente elevados nestes frutos podem estar por trás de seu possível efeito benéfico sobre o risco de diabetes.

Apesar de o açúcar das frutas aumentar os níveis de glicose no sangue rapidamente, outras substâncias nas frutas, como fibras e pectina podem ter benefícios relacionados ao diabetes, disse Loren Greene, professora de medicina na New York University que não estava envolvida no estudo. Ela chama atenção para a importância de se consumir as frutas inteiras ao invés de sucos de fruta, citando evidências recentes de que os sucos de fruta podem aumentar o risco de diabetes.


Isaude.net

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar