» Colunas » Saúde

05/04/2012
Com novo pâncreas, paciente está livre do diabetes e das injeções de insulina .

O paciente Antônio Ortiz de Carvalho, de 44 anos, sofria de diabetes tipo 1 desde os 16 anos de idade. Ele recebeu um novo pâncreas no HGF no dia 22 de março de 2012 e deve receber alta esta semana

Pâncreas novo, vida nova. Para o cearense Antônio Ortiz, a Páscoa deste ano terá um sabor especial. Com o novo pâncreas funcionando e agora independente das injeções de insulina, Antônio Ortiz de Carvalho, de 44 anos, vai poder voltar a ter uma dieta normal para pacientes não diabéticos. “Ele está livre da doença e pode comer normalmente. Precisa ter cautela e manter uma dieta equilibrada para evitar que a doença volte”- sentencia a médica endocrinologista Cecília Martins Costa, que acompanha a recuperação de Ortiz. O paciente foi o primeiro beneficiado com o transplante de pâncreas isolado do Norte e Nordeste, realizado no HGF no dia 22 de março de 2012. Esse tipo de transplante só era realizado em São Paulo e no Paraná.

O transplante de pâncreas isolado é indicado quando o paciente diabético apresenta uma doença de difícil controle clínico, mas tem uma boa função dos rins, como era o caso de Antônio Ortiz. Já o transplante duplo(pâncreas e rim) é o mais comum e já é realizado no HGF desde dezembro de 2009. Este último é indicado para aqueles pacientes diabéticos do tipo 1 que perderam a função dos rins em decorrência do diabetes, e que estão em hemodiálise ou diálise peritoneal. Esses pacientes já possuem a indicação de transplante renal e, quando recebem em conjunto o pâncreas, se beneficiam pois o pâncreas proporciona o controle da glicemia, e previne que o rim transplantado sofra com os efeitos do diabetes.

De janeiro a março deste ano, o HGF realizou 36 transplantes de órgãos. Foram 26 transplantes renais, 6 de fígado, dois transplantes duplos(rim e pâncreas) e dois transplantes de pâncreas isolados.

O HGF foi credenciado pelo Ministério da Saúde a realizar transplante de pâncreas isolado no dia 9 de fevereiro de 2012, através da portaria 105, publicada no Diário Oficial da União.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Maiores informações sobre transplante de pâncreas, escreva um e-mail para

[email protected]


Governo do Estado do Ceara .

Leia outras matérias desta seção
 » Canabidiol (maconha) ajuda na dor crônica
 » Idosos alguns cuidados para se manter vivo
 » Alisar cabelo - os perigos
 » O idoso e a demência
 » Coronavac 3ª dose porque tomar
 » Covid19 - Atualização
 » Coronavac x doenças autoimunes
 » Imunização contra covid está comprometida
 » O vírus de Marburg - mais um perigoso
 » Leishmaniose tem mecanismo desvendado
 » Nova abordagem para metástese
 » Quais as diferenças entre as vacinas
 » Coronavírus: A variante Indiana
 » Cárie infantil RX não é indicado
 » Vacinas quando tomar a 2ª dose
 » Vacinas: quanto tempo dura a proteção?
 » CoronaVac para além dos anticorpos
 » Vacinar 15% da população é
 » Coronavírus só a idade não é fator determinante
 » Coronavírus: não existe mais grupos de risco


Voltar