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09/04/2012
Café da manhã com baixo índice glicêmico controla taxa de açúcar durante o dia.

Alimentos como as amêndoas ainda podem aumentar a sensação de saciedade e tornar pessoas menos propensas a comerem em excesso

Comer alimentos no café da manhã com um baixo índice glicêmico pode prevenir aumento da taxa de açúcar no sangue durante toda a manhã e após a próxima refeição do dia. Estes alimentos também podem aumentar a sensação de saciedade e tornar as pessoas menos propensas a comerem em excesso durante o dia. É o que afirmam pesquisadores da Universidade Purdue, nos Estados Unidos.

Alimentos com altos índices glicêmicos são rapidamente digeridos e resultam em elevadas flutuações nos níveis de açúcar no sangue. Já os alimentos com baixo índice glicêmico produzem aumentos graduais nas taxas de açúcar no sangue e nos níveis de insulina, além de serem considerados mais saudáveis, sobretudo para pessoas com diabetes.

Pesquisa liderada por Richard Mattes focou nos benefícios das amêndoas, alimento com baixo índice glicêmico. No estudo, voluntários que ingeriram amêndoas inteiras experimentaram sensação mais longa de saciedade e apresentaram menores concentrações de glicose no sangue, em comparação com voluntários que ingeriram café da manhã com alto índice glicêmico. "Quando um alimento com baixo índice glicêmico é adicionado à dieta, as pessoas espontaneamente ingerem menor quantidade de alimentos ao longo do dia", diz Mattes.

Estudo aponta a importância da ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico para evitar doenças como diabetes, bem como para o controle do peso, além disso, destaca a importância do desjejum neste processo. No entanto, pesquisa realizada em 2009 descobriu que 30% das pessoas não realizam a refeição matinal de uma a três vezes por semana.


ISaude.net

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