» Colunas » Saúde

20/04/2012
Mudança de temperatura exige cuidados redobrados dos diabéticos .

As variações bruscas de clima e de temperatura fazem com que a saúde seja comprometida e fragilizada. Para os diabéticos, devido à baixa imunidade proporcionada por esta doença crônica, o risco é ainda maior. Segundo André Vianna, endocrinologista do Centro de Diabetes de Curitiba, os pacientes têm mais propensão a doenças típicas do frio como rinites, resfriados, bronquite, pneumonia e alergias em geral.

Mas Vianna explica que há formas de prevenção que podem ajudar os diabéticos a passar com mais saúde esta época do ano. O médico relata que os pacientes devem ter cuidados com os pés nos períodos de frio, além de tomar os remédios adequados e seguir as dietas corretamente. “Caso a pele dos pés fique mais escura ou com a temperatura diferente do notado, é aconselhável a procura de um médico especialista, principalmente em pessoas com diabetes tipo 2 ou aqueles que têm tipo 1 há um longo período”, diz.

O endocrinologista afirma que algumas precauções são úteis para melhorar as defesas naturais do corpo, como manter a casa e o ambiente arejados, livres de poeira e sujeira, evitar a friagem, a exposição ao frio e à chuva, manter uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes, ingerir bastante água e manter uma vacinação adequada em todas as faixas etárias.

Mantidas as precauções, Vianna afirma que os diabéticos não devem ter do que se preocupar. “Cuidados no dia a dia são fundamentais na vida de um diabético e, como eles já estão acostumados com isso, é mais fácil que coloquem em prática”, ressalta. Ao contrair algumas das doenças típicas desta época o indicado é tomar as medicações corretas, ficar de repouso e manter uma alimentação saudável. “Caso sinta que a doença pode ter aumentado sem o indício de melhoras, procure um médico”, finaliza.


Panashop.

Leia outras matérias desta seção
 » Stress como lidar com ele
 » Coronavirus - novas notícias
 » Perda de Ossos:droga promissora
 » Cuide do seu coração
 » Hanseníase (Leprae) em alta
 » Câncer: mais uma esperança
 » Bactéria da gonorreia está mais resistente
 » Água viva - Caravela portuguesa podem matar
 » Aspirina, AAS novos estudos
 » Viciados em videogames-Coletânea
 » Ponte de Safena e stents não são melhores que medicamentos
 » Nova droga pode reverter Demência
 » Doença grave x Espiritualidade
 » Insônia
 » Stents-bypass ou medicamentos ?
 » Própolis verde
 » Exames de sangue para que servem
 » Exame de Urina tipo 1
 » Estatinas aumentam risco de osteoporose
 » Diabetes tipo 2 - protocolo oficial da SBD - 2019


Voltar