» Colunas » Saúde

08/05/2012
Mau controle da glicemia possui relação com variabilidade do humor em diabéticos.

Pacientes diabéticos com níveis de açúcar no sangue mal controlados são mais propensos à depressão e outros distúrbios do humor

Quando os níveis de açúcar no sangue no diabetes são mal controlados, os pacientes tendem a ter mais complicações, como depressão e outros distúrbios do humor, incluindo ansiedade e raiva, além de menor qualidade de vida global. Melhor compreensão da relação entre variabilidade da glicemia e distúrbios psicológicos pode levar a estratégias mais eficazes para atender estes pacientes. O tema é foco de dois artigos publicados na revista Diabetes Technology & Therapeutics, da Mary Ann Liebert, Inc.

"Transtornos de humor e sua associação com o controle glicêmico ruim que pode levar a complicações em longo prazo do diabetes são de grande preocupação", diz Satish Garg, professor de medicina e pediatria na Universidade do Colorado, em Denver, nos Estados Unidos. "Nós ainda não sabemos o que vem primeiro. Esta relação precisa ser melhor investigada, especialmente por meio de tecnologias mais recentes como a monitorização contínua de glucose", continua.

Já o especialista Tim Wysocki, explora a questão de sob quais condições o humor de pacientes com diabetes pode ser afetado direta, ou indiretamente pelo grau de controle glicêmico. Em seu editorial intitulado Associations between Affect and Glycemia: A Two-Way Street? (Associações entre afeto e Glicemia: Uma via de mão dupla? - em tradução livre), o médico descreve um conjunto de questões desafiadoras que exigem estudos utilizando tecnologias modernas para alcançar uma compreensão mais completa das interações complexas envolvidas.

Um estudo baseado em dados colhidos continuamente de um grupo de mulheres com diabetes tipo 2 condudiu à conclusão de que uma maior variabilidade da glicemia, pode ser associada com humor negativo e diminuição da qualidade de vida, tal como descrito no artigo Does Glycemic Variability Impact Mood and Quality of Life? (Variabilidade da glicemia tem impacto no humor e na qualidade de vida? - em tradução livre), assinado por Sue Penckofer.


Isaúde.net

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar