» Colunas » Saúde

30/08/2012
Manteiga x Margarina

 

"...o fato de não conter colesterol não faz a margarina um produto mais saudável que a manteiga. Na realidade ela pode aumentar o colesterol. A margarina é uma gordura vegetal que precisa ser hidrogenada artificialmente para ficar sólida como a manteiga. Nesse processo de hidrogenação, a gordura vegetal forma uma substância chamada ácido graxo-trans, que é altamente tóxico e ajuda a aumentar o colesterol tanto quanto a manteiga. A margarina, ainda, provoca outros problemas, pois interfere na síntese de prostaglandinas. Por isso, se existisse um código penal no organismo, o uso de margarina seria considerado um crime, já que o consumo de gorduras hidrogenadas provoca um bloqueio das substancias que têm ação vasodilatadora, ativam as reações antiinflamatórias, ajudam no controle da pressão arterial e garantem o funcionamento imune, entre outros benefícios. Foi próprio Food and Drugs Administration (FDA) [equivalente americano da nossa Vigilância Sanitária] que criou a margarina. A intenção era lançar um produto para substituir a manteiga e seus malefícios à saúde, por se tratar de uma gordura animal. Mas logo depois se descobriu que a margarina era ainda pior. A manteiga realmente tem aspectos negativos, porque pode de fato aumentar o colesterol, mas apresenta um aspecto positivo importante, sobre o qual pouco se fala. A manteiga possui ácido butírico, substância que ajuda a prevenir o câncer intestinal."

PÓVOA, Hello. A Chave da Longevidade - Editora Objetiva - 2000, página 123. O Dr. HELION PÓVOA é precursor da medicina ortomolecular no Brasil e um dos maiores especialistas na área de nutrição e bioquímica. Com longa experiência clínica, tem mais de 200 trabalhos publicados no exterior, é membro da Academia Nacional de Medicina, pesquisador da Fiocruz e professor de Nutrição em Harvard (EUA).

MANTEIGA é saudável?


Ah, manteiga! A gordura à moda antiga. O acompanhamento perfeito para uma batata assada. Comidinha amiga. Cremosa, saborosa e absolutamente deliciosa numa torrada. Mas, manteiga é saudável?
Eu comecei escrevendo um artigo sobre porque manteiga é saudável, e rapidamente me dei conta que os méritos da manteiga vão muito além de um único artigo para descrever tão controverso assunto (neste post do Crianças da Cozinha eu juntei dois artigos do The Nourished Life e traduzi juntos). Afinal de contas a maioria de nós ouviu durante anos que a manteiga estava no topo da lista do “não coma”. É preciso muito mais do que um único artigo num blog para desfazer anos de propaganda contrária.

A manteiga é saudável? Benefícios do ácido butírico
Então hoje vou começar falando do ácido butírco. A manteiga é a fonta alimentar mais rica nessa substância (3 a 4%), um ácido graxo de cadeia curta que é comprovadamente muito benéfico à nossa saúde.

Ácido butírico e a saúde metabólica


Um estudo muito interessante demonstrou os benefícios do ácido butírico em ratos. Os pesquisadores notaram que os ratos alimentados com ácido butírico foram capazes de reverter diversos males metabólicos perigosos. Os ratos que receberam ácido butírico em duas dietas eram mais magros e não tinham tendência a comer em exagero. Eles também apreentaram taxas mais baixas de colesterol, triglicérides e melhores níveis de insulina – todos apontando para uma melhor saúde metabólica e risco diminuído de desenvolverem doenças metabólicas.

Ácido butírico e a saúde intestinal


Os intestinos na verdade usam o ácido butírico como fonte de energia. O ácido butírico demonstrou ser eficiente no combate a doenças como colite ulcerativa e doença de Crohn. Isso porque seus ácidos graxos de cadeira curta ajudam a restaurar a integridade dos tubos intestinais, também reduzindo inflamações.

Ácido butírico e câncer


Estudos demonstraram que o ácido butírico tem a habilidade de transformar células cancerígenas em células normais. Isso é um fato único, já que em geral as substâncias anti câncer matam células e não as regeneram. O ácido butírico entretanto parece preservar a vida da célula, normalizando a sua função.

A manteiga é saudável?


No fim das contas o grau em que um alimento é saudável ou não para cada pessoa depende das características, tolerâncias e intolerâncias individuais de cada organismo e nas necessidades dietéticas de cada um. Em outras palavras, a quantidade de manteiga que você precisa depende do seu organismo. Mas após essa leitura, a manteiga oferece diversos benefícios à sua saúde. Espero que você posa aproveitar todo o sabor e benefícios que a manteiga tem a oferecer.
 

Você já está comendo sua porção diária de manteiga? Acima nós exploramos os benefícios do ácido butírico contido na manteiga, e agora vamos falar dos benefícios da vitamina A, também contida na manteiga.

A manteiga é saudável? Benefícios da vitamina A
Weston A. Price concluiu que a vitamina A é um componente em falta nas dietas modernas em comparação com dietas de culturas tradicionais. ele notou que os povos que consumiam alimentos tradicionais consumiam infinitamente mais vitamina A que pessoas que viviam nas grandes cidades, no “modo de vida moderno”. A seguir apenas alguns dos benefícios da vitamina A:
· A vitamina A é um poderoso antioxidante, o que quer dizer que nos protege dos danos causados por radicais livres.
· A digestão das proteínas é facilitada pela vitamina A.
· A vitamina A melhora a saúde dos ossos.
· A vitamina A tem importância vital na saúde da tiróide.
· De acordo com a Dr. Campbell-McBride em seu livro Gut and Psychology Syndrome, a vitamina A é também crucial na saúde intestinal.

Mas eu obtenho a minha vitamina A das cenouras!
Será? A forma original da vitamina A nas cenouras (e em outras plantas) é o beta-caroteno – precursor da vitamina A. O nosso corpo não consegue usar o beta-caroteno em sua forma original, ele precisa ser convertido numa forma mais aproveitável de vitamina A. E nem todo mundo pode realizar essa conversão facilmente. Em particular bebês, crianças, idosos, diabéticos e aqueles com função tióide fraca podem não ser capazes de fazer tal conversão apropriadamente. A vitamina A presente nos alimentos de origem animal está numa forma imensamente mais biodisponível.

Vitamina A e manteiga: o par perfeito
A vitamina A é uma vitamina lipo-solúvel, o que significa que é preciso gordura para que seja completamente aproveitada. Isso faz da manteiga um alimento verdadeiramente sinérgico: combina vitamina A e importantes ácidos graxos num único pacote.
Quer mais uma razão para amar a vitamina A na sua manteiga? É tremendamente deliciosa!! Vamos ser sinceros: não é muito apetitoso para muitas pessoas a idéia de comer carnes de órgãos e frutos do mar (ambos são excelente fonte de vitamina A). A manteiga entretanto é um alimento que a maioria das pessoas gosta, e muito. É fácil de espalhar no pão caseiro, ótima para preparar ovos mexidos, misturar no purê de batatas, ou da forma que você gostar mais.

A melhor manteiga quando se trata de vitamina A.
Talvez você já tenha ouvido falar: a manteiga produzida a partir do leite de vacas criadas soltas em pasto é muito mais rica em vitamina A do que aquela de vacas criadas em confinamento, à base de ração. Eu descobri que que a maioria das manteiga comerciais têm cerca de 6% das recomendações diárias de vitamina A. já as mantigas artesanais, provenientes de leite de vacas soltas a pasto contém em torno de 8%, podendo chegar a 10% das recomendações diárias de vitamina A, dependendo da sua origem. Então lembre-se: você faz seu dinheiro valer muito mais quando opta por comprar uma manteiga melhor, orgânica de preferência – ela é mais cara, mas uma vez que ela é melhor para sua saúde, você economiza em remédios em incômodos.

Margarina x Manteiga


Qual é a diferença entre margarina e manteiga? 

Ambas têm a mesma quantidade de calorias. A manteiga tem um pouquinho mais de gorduras saturadas - 8 gramas contra 5 gramas.
Comer margarina pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, quando consumida na mesma quantidade que manteiga, segundo um estudo recente da universidade de Harvard.

Comer manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes presentes em outros alimentos. A manteiga traz mais benefícios nutricionais, enquanto o pouco que a margarina traz lhe foi adicionado!

A manteiga é muito mais gostosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos.

A manteiga existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.

  Agora, sobre a margarina: 

Tem teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans - triplica o risco de doenças coronarianas.

Aumenta o nível de colesterol total e o de LDL (o "mau" colesterol)

Reduz o nível de colesterol HDL (o "bom" colesterol) .... Aumenta em cinco vezes o risco de câncer.

Reduz a qualidade do leite materno ... Deprime a resposta imunológica...

Reduz a reação insulínica. E eis o fato mais perturbador....

AQUI É QUE FICA INTERESSANTE!

A diferença entre o plástico e a margarina é de UMA MOLÉCULA... Basta isso para evitar por toda a vida a margarina e tudo o que for hidrogenado (isto significa que acrescentaram hidrogênio, mudando a estrutura molecular da substância).

Você pode experimentar por si mesmo. Compre uma embalagem de margarina e deixe-a aberta em sua garagem ou algum lugar sombreado. Em poucos dias você vai notar duas coisas: nenhuma mosca (nem aquelas terríveis mosquinhas das frutas) vai chegar perto dela (isso deveria lhe dizer alguma coisa) ... não vai apodrecer nem ficar com cheiro esquisito..
Como não tem nenhum valor nutritivo, nada crescerá nela, nem mesmo aqueles microrganismos minúsculos encontrarão ali um lar para viver.

Por quê? Porque é quase plástico.

Você derreteria seus potes de plástico para passar no pão?


Referências:http://diabetes.diabetesjournals.org/content/58/7/1509.abstracthttp://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1612357http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18346306http://www.ralphmoss.com/html/tributyrin.shtml. DANIELLE LOPES RUSSO

Instituto de Patologia Clínica Hermes Pardini  www.hermespardini.com.br


net

Leia outras matérias desta seção
 » Bactéria da gonorreia está mais resistente
 » Água viva - Caravela portuguesa podem matar
 » Aspirina, AAS novos estudos
 » Viciados em videogames-Coletânea
 » Ponte de Safena e stents não são melhores que medicamentos
 » Nova droga pode reverter Demência
 » Doença grave x Espiritualidade
 » Insônia
 » Stents-bypass ou medicamentos ?
 » Própolis verde
 » Exames de sangue para que servem
 » Exame de Urina tipo 1
 » Estatinas aumentam risco de osteoporose
 » Diabetes tipo 2 - protocolo oficial da SBD - 2019
 » Cocô ! Tratado Geral
 » Dieta Cetogênica
 » Manteiga Ghee como fazer
 » Coração x Café
 » Câncer x Café
 » Terapia anti-câncer CAR-T - USP


Voltar