» Colunas » Saúde

14/04/2014
Hepatite C novo tratamento é eficaz

Novo tratamento se mostra eficaz contra a hepatite C
Testado por cientistas americanos, coquetel de quatro drogas chegou a apresentar 95% de eficácia entre pacientes com hepatite C que também sofrem com cirrose.

Saulo Pereira Guimarães,


Cirrose: patologia é uma das consequências da hepatite C, doença que afeta 150 milhões de pessoas

São Paulo - Uma pesquisa testou com sucesso um novo tratamento para pacientes com hepatite C que sofram com cirrose. Combinando remédios, eles alcançaram resultados melhores do que aqueles obtidos hoje com o Interferon, droga usada no tratamento da doença.

Um artigo de cientistas do Texas Liver Institute sobre o trabalho foi publicado na última edição da New England Journal of Medicine, prestigiada publicação de medicina e ciência. No experimento, os pacientes foram submetidos a doses diárias de quatro substâncias: Ombitasvir, Ritonavir, Dasabuvir e Ribavirin.

Após as 12 primeiras semanas de tratamento, 191 pessoas de um grupo de 208 não apresentavam mais sinais do vírus da hepatite do sangue. Com outro grupo que foi submetido a um tratamento de 24 semanas, o resultado foi ainda mais expressivo: 165 de 172 pessoas foram aparentemente curadas da hepatite.

Fase avançada

Atualmente, os testes com o novo tipo de tratamento estão em fase avançada. De acordo com os cientistas, a novidade pode chegar ao mercado no fim de 2014 ou começo do ano que vem.

"As taxas não mudaram substancialmente em função de raça ou índice de massa corporal", afirmaram os cientistas no estudo.

A cirrose é uma doença  comum em casos de hepatite C avançada. De acordo com números fornecidos pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 150 milhões de pessoas sofrem com a doença hoje no mundo. Todo ano, a hepatite C causa entre 350 mil e 500 mil mortes ao redor do planeta.

 


site da revista exame

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar