» Colunas » Saúde

16/11/2014
Risco de pacientes desenvolverem diabetes pós-transplante renal

 

Estudo realizado na Universidade de Michigan (University of Michigan Health System), nos Estados Unidos, revela que o risco de pacientes desenvolverem diabetes melittus pós-transplante renal (DMPT) pode ser reduzido a partir da adoção de uma imunossupressão de manutenção sem utilização de corticosteróides.

A imunossupressão é o ato de reduzir a atividade ou eficiência do sistema imunológico. As drogas utilizadas na imunossupressão evitam que o paciente transplantado rejeite o novo órgão. O procedimento é necessário uma vez que o órgão transplantado é entendido como um “corpo estranho” pelo sistema de defesa do paciente. Se a imunossupressão não for realizada, o órgão pode ser “atacado” pelo sistema de defesa do paciente e ser destruído. Dentre as drogas imunossupressoras, o corticosteróide é das mais utilizadas, outros exemplos são o tacrolimus, a cilosporina e o micofenolato.

A DMPT é uma das conseqüências negativas que podem ocorrer como resultado da terapia imunossupressora aplicada em pacientes submetidos a transplante de órgãos. Para analisar se o tipo de droga imunossupressora prescrita após o transplante renal pode influenciar o risco de desenvolver esta forma de diabetes, o pesquisador Fu Luan e colaboradores avaliaram os resultados de mais de 25 mil pacientes submetidos a transplante renal sem diabetes prévia, entre janeiro de 2004 e dezembro de 2006.

Os pacientes foram divididos em dois grupos um com terapia imunossupressora sem corticosteróides (6922 pacientes) e outro com corticosteróides (18.915 pacientes). Os grupos foram avaliados durante três anos e a incidência média de DMPT foi de 16,2%. O grupo com utilização de corticosteróides teve uma incidência estatisticamente maior de DMPT que aqueles nos quais o corticosteróide não foi prescrito (17,7% contra 12,3%). No geral, o uso de corticosteróide aumentou em 42% o risco de desenvolver DMPT quando comparado ao tratamento anti-rejeição em que ele não foi utilizado.

Outra observação feita pelos pesquisadores foi que o DMPT foi 25% mais frequente quando, na ausência de corticosteróide, a imunossupressão era baseada na associação de tacrolimo e micofenolato de mofetil (ou micofenolato sódico) comparativamente a associação de ciclosporina e micofenolato de mofetil (ou micofenolato sódico).

Os pesquisadores relatam que esses resultados estão de acordo com a literatura que já indicava que uma terapia imunossupressora sem corticosteróide diminui o risco de diabetes pós-transplante, com consequente redução do risco cardiovascular global em pacientes transplantados renais.

Fonte: MedWire (http://www.medwire-news.md/)


net

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar