» Colunas » Saúde

23/11/2014
Coceira nos olhos e pálpebras

Alergia ocular: Coceiras são comuns nesta época, mas podem desencadear problemas de visão

Quem é alérgico a pó e poluição geralmente fica ainda mais sensível nesta época em que a umidade relativa do ar permanece abaixo da média por longos períodos. Além dos sintomas relacionados ao aparelho respiratório, as pálpebras podem coçar tanto que, além de ferir a pele ao redor dos olhos, acabam desencadeando até mesmo uma infecção ocular.

“Pálpebras e cílios protegem os olhos de corpos estranhos, mantendo a córnea lubrificada. Tanto é assim que os olhos piscam mais frequentemente quando algum agente irritante entra em contato. Aos primeiros sinais de irritação em torno dos olhos, é importante tomar medidas que contenham o avanço do problema e procurar um oftalmologista se a coceira persistir. Crianças alérgicas, inclusive, estão mais sujeitas a desenvolver ceracotone, que é uma doença degenerativa do olho”, diz o doutor Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos (SP).

O especialista destaca a importância de o paciente aprender a identificar os agentes que mais facilmente irritam seus olhos, a fim de evitar desdobramentos como inflamação e infecção ocular. “Além da poluição atmosférica, principalmente nos dias mais secos do ano a pessoa deve checar se a coceira não é proveniente do uso de algum xampu, cosmético ou maquiagem”.

Delineador, lápis, rímel, sombra e pó compacto, por exemplo, podem ser tão agressivos a determinadas pessoas que acabam desencadeando conjuntivite. Isso também acontece quando os olhos entram em contato com alguns tipos de xampu e condicionador. O doutor Renato Neves aponta sete dicas para evitar crises alérgicas:

1.      Lavar os cílios com uma gota de xampu neutro para tirar qualquer resíduo prejudicial aos olhos;

2.      Usar compressas geladas, para amenizar a coceira;

3.      Pingar lágrimas artificiais para lubrificar bem o cristalino, e evitar o ressecamento;

4.      Tirar as lentes de contato antes de dormir, sempre;

5.      Usar óculos escuros sempre que estiver ao ar livre – mesmo nos dias nublados;

6.      Selecionar maquiagem de boa procedência, antialérgica;

7.      Lavar bem o rosto antes de dormir, removendo todos os resíduos de poluição e a maquiagem.

“De preferência, a pessoa alérgica deve lavar o rosto com um sabonete infantil  e enxaguar os cabelos sempre com a cabeça inclinada para trás, jamais para frente. A correta higiene dos olhos não deve ser negligenciada nunca, já que o fato de coçar demais a vista pode contribuir para a contaminação por alguma bactéria oportunista”, diz o médico.

Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista, diretor do Eye Care Hospital de Olhos (SP).


Cinco  curas naturais para coceira nos olhos

Batata crua para tratar a coceira nos olhos

As batata crua podem trazer alívio rápido para aqueles que sofrem de coceira nos olhos. Pegue uma batata crua e corte-a em fatias finas e coloque na geladeira por alguns minutos. Retire as fatias de batatas cruas frias e coloque-as sobre os olhos por pelo menos 30 minutos. Este é um dos melhores remédios caseiros para coceira nos olhos.

Combater as alergias nos olhos usando leite

O leite também é um dos remédios mais populares para curar alergias nos olhos. Pegue um pouco de algodão e embeba com leite frio e depois passe em redor dos olhos. Você também pode colocar o algodão embebido em leite sobre os olhos para obter um alivio imediato. Faça este remédio natural duas vezes por dia, uma vez pela manhã e outra à noite.

Água e Sal para acabar com a comichão nos olhos

Água e sal são ingredientes que não falta em nenhuma cozinha e ambos podem ser usados para curar comichão nos olhos. Você pode  fazer uma lavagem natural do olho através da mistura de uma xícara de água destilada com uma colher (chá) de sal. Ferver esta solução até que o sal se dissolva completamente. Deixar a solução esfriar e, em seguida, usá-la para lavar os olhos. Faça isto 3 vezes por dia.

Obs. Quando a coceira for apenas ao redor dos olhos, caracterizando uma dermatite, alguns oftalmologistas recomendam passar a pomada ou creme Oncilon (tem versão genérica) mas com muito cuidado para não aplicar diretamente nos olhos.

 


net

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar