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Índice Glicêmico

Dicas para reduzir o índice glicêmico das refeições.

Acrescente no café-da-manhã frutas e cereais integrais com baixo índice glicêmico, como: farelo de aveia, farelo-de-arroz, cereal matinal, granola, All-Bran;

- Inclua salada nas refeições, pois alguns tipos de fibra retardam a absorção do bolo alimentar;
- Inclua alimentos àcidos como vinagre e suco de limão nas refeições (bastam 20ml de vinagre para reduzir cerca de 30% dos níveis de glicose no sangue). O aumento da acidez no estômago retarda o esvaziamento gástrico e conseqüentemente a velocidade de absorção da glicose;

- Acrescente leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja) nas refeições: elas contém índice glicêmico baixo.

Índice glicêmico de alguns alimentos:
Alimento
Índice glicêmico
Abacaxi
66
Ameixa
39
All-Bran
30
Arroz cozido
87
Aveia
42
Banana
52
Batata cozida
85
Batata-doce
44
Espaguete cozido
38
Feijão fradinho
42
Laranja
42
Lentilha
29
Maça
38
Melancia
72
Melão
65
Pão branco
70
Pão francês
95
Pão sírio
57
Pêra
38
Uva
56

O que é Índice Glicêmico (IG)?
O índice Glicêmico (IG) avalia a qualidade dos carboidratos e verifica o quanto eles podem elevar a glicose sangüinea.

Como funciona o índice glicêmico?
O teor de carboidrato da refeição é que determina a reação da glicose sangüinea. Refeição com a mesma quantidade de carboidratos podem apresentar índices glicêmicos variados, dependendo do tipo ou da qualidade de carboidrato ingerido.

Os alimentos que contém carboidratos, que são absorvidos de forma rápida, têm o índice glicêmico mais alto, pois os níveis de glicose no sangue se elevam mais rapidamente.
O controle do IG é fundamental no controle do diabetes e do peso, pois a digestão mais lenta ajuda a retardar a fome e a promover o emagrecimento.

Os alimentos e o índice glicêmico.
Os alimentos são classificados, segundo o IG, de 0 a 100. A glicose pura tem índice 100, pois é uma das substâncias que mais elevam os níveis de açucar no sangue. Existem alguns alimentos que, por conterem amido, levam ao esvaziamento gástrico e à digestão mais rápida, comparado à glicose.
Conseqüentemente, o IG é maior que 100.

Um valor alto de IG é de 70 ou mais.
Um valor médio é de 56 a 69.
Um valor baixo é de 55 ou menos.


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