» Colunas » Saúde

05/11/2007
O Futuro

Folhas de tabaco geneticamente modificado para produzir insulina dadas a roedores com diabetes tipo 1 levaram à cura da doença depois de oito semanas. O resultado obtido por Henry Daniell, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, renova as esperanças de quem depende de injeções diárias de insulina.

- Em dois anos, com o fim esperado dos testes em humanos, pacientes com diabetes tipo 1 poderão experimentar alívio permanente da doença - estima Daniell.

Primeiro, o pesquisador aplicou técnicas de engenharia genética para criar tabaco capaz de sintetizar o hormônio humano insulina. A planta foi escolhida pela velocidade de seu crescimento e facilidade de manipulação. Células retiradas do tabaco alterado e congeladas foram administradas a ratos com cinco semanas de vida portadores de diabetes tipo 1. Ao fim da avaliação, dois meses depois, todos apresentaram níveis normais de açúcar em sua corrente sangüínea e na urina. As células beta, localizadas no pâncreas e responsáveis pela produção de insulina, haviam se regenerado e voltado a funcionar normalmente.

- Os benefícios se mantiveram por toda a vida dos ratos, que não sofreram com uma recidiva da doença - completa Daniell. - O estudo também demonstrou a possibilidade de o medicamento injetável ser substituído por uma cápsula, facilitando o dia-a-dia do paciente e dispensando a ajuda de profissionais para a aplicação do hormônio.

Como pesa um estigma negativo sobre o tabaco, o pesquisador americano planeja modificar pés de alface para o mesmo fim. Os resultados foram divulgados no periódico científico Plant Biotechnology Journal.

Maria Elizabeth Rossi da Silva, assistente-doutora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ressalta que já existem outros estudos como o de Daniell.

- Há várias tentativas com o uso de imunosupressores e imunomodulares, que buscam enganar o sistema imunológico e impedir a agressão ao pâncreas característica do diabetes tipo 1. Só que nenhuma apresentou resultados seguros e sem efeitos colaterais para uso clínico - revela.

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, o organismo não reconhece como suas determinadas células passando a atacá-las e destruí-las. Tem fundo genético, mas para o aparecimento dos sintomas certas condições ambientais também precisam ser preenchidas.

De acordo com Maria Elizabeth, ao contrário do diabetes tipo 2, associado à obesidade e ao sedentarismo, os fatores ambientais causadores do diabetes tipo 1 não estão claros. Suspeita-se que a introdução do leite de vaca na dieta antes dos três meses de vida, a infecção por vírus coxsackie e a exposição a pesticidas favoreçam a doença. Crianças e adolescentes são os mais suscetíveis ao diabetes tipo 1, presente em 0,7% da população brasileira.

ADJ (www.adj.org.br)

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar