23/04/2020
Fala Vardinho : Morre Theodosina R.Ribeiro

 Morre Theodosina Ribeiro, a primeira vereadora negra eleita em São Paulo Morreu ontem aos 89 anos Theodosina Rosário Ribeiro.Foi minha primeira professora no GRUPO ESCOLAR OTTO WEISZFLOG em CAIEIRAS, posteriormente Diretora.Mulher culta, austera no tempo em que alunos "tinham medo" do professor, recordo que era comum levar flores para ela além de outras professoras, na aurora da minha vida. Nunca esqueci dela, por se tratar da primeira professora. Vinha todo dia de S.PAULO, onde sempre morou pelo trem da EFSJ (Estrada de Ferro Santos a Jundiaí), vinculada a RFFSA -Rede Ferroviária Federal S/A ). Hoje, virou CPTM, ou Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, essa lástima de ferrovia que todos nós conhecemos.Naquele tempo acertávamos nossos relógios pelo horário dos trens, e não tinha erro. Só que o tempo passou e eu muitos passaram pelo tempo. Como disse meu amigo EDSON,  de primeiro olhávamos para a fila e não víamos o fim, hoje já consigo ver com nitidez o fim da fila, todavia, a VIDA CONTINUA..............por enquanto..

OSWALDO JOÃO DELLA BETTA   

Theodosina Rosario Ribeiro : Uma lenda para a raça negra

Theodosina Rosário Ribeiro morreu ontem  quarta-feira (22), aos 89 anos, em São Paulo. Ela foi a primeira vereadora negra eleita na capital paulista. A causa da morte não foi divulgada.

Segundo nota da Câmara Municipal de São Paulo, Theodosina foi eleita vereadora em 1968 pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido de oposição, tendo obtido a segunda maior votação da cidade.

Em 1970, foi eleita para atuar na Assembleia Legislativa, onde ficou até 1983.

Theodosina nasceu em 1930, em Barretos, no interior de São Paulo, cursou Letras na Universidade de Mogi das Cruzes e trabalhou como professora em São Paulo.

Ainda segundo nota da Câmara, Theodosina também atuou como diretora de escola e advogada e se destacou na luta pelas causas sociais, especialmente a das das mulheres e dos negros.

 



Leia outras matérias desta seção
 » Tatuagens e piercings: uma visão espiritual
 » Trapos que foram vidas
 » A barbearia do Zinho e do Osmar
 » Reencarnação
 » A bola da vez somos nós
 » O quarto da raiva
 » Alegria e tristeza
 » Deus segundo Einstein
 » Voltas ao redor da vida
 » Armadilhas do Detran
 » A Fila
 » Cremação segundo o irmão X
 » O acidente de trem de 1968
 » Bitcoin ou pirâmide ?
 » Memórias
 » Imagina se você tivesse nascido em 1900
 » A vida como ela é !
 » Cinismo político
 » A magia de viver bem
 » É para rir ou chorar ?

Voltar