» Colunas » Saúde

04/11/2011
O impacto do diagnóstico do Diabetes e a difícil aceitação da doença.

O choque inicial é enorme. Parece um pesadelo e que tudo vai passar ao acordar. Aos poucos, o diabético vai caindo em si com a difícil constatação de que nada é sonho. O diagnóstico da doença parece definir um prognóstico de um futuro sombrio onde tudo é mais difícil. Carreira, relacionamentos, lazer e o próprio prazer de comer de tudo a qualquer hora e na quantidade que lhe convier.

O choque inicial passa logo e quando tudo parece assimilado pelo paciente, aí é que estamos totalmente enganados. Muito freqüentemente o difícil enfrentamento das limitações impostas pela doença faz com que o paciente passe a ter um comportamento de negação. Ele não aceita a doença e veladamente passa a viver como se nada tivesse acontecido. Muitos deles deixam de ir ao médico, enquanto outros mantém suas consultas periódicas como forma de atender a uma falsa noção de tratamento. Eles vão ao médico, mas não fazem nada além disso.

O uso de insulina, hormônio crucial em alguns casos, muitas vezes causa constrangimento e o paciente esconde sua necessidade ou omite a aplicação do medicamento em situações que o deixariam exposto como na escola ou no trabalho. Com isso, o diabético começa a apresentar complicações agudas com as hipoglicemias ou queda do açúcar no sangue que o deixa mais vulnerável e traz a idéia de que a doença é ainda mais terrível.

O diabetes é uma doença, onde a educação do paciente seja talvez o ponto mais importante em seu tratamento. Esclarecer e desmistificar faz com que ele possa ver luz no fim do túnel. Uma vez que ele passa a entender todas as suas possibilidades e responsabilidades, ele se desarma e podemos efetivamente começar seu tratamento.

Estamos evoluindo e aprendendo a reconhecer essa resistência dos diabéticos. Podemos ajudá-los revelando suas inúmeras opções de tratamento, flexibilidade e versatilidade dietética e possibilidade de vida normal. A maioria deles só precisa dessa oportunidade para que aceitem a doença e efetivamente retomem suas vidas.


Citen

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar