» Colunas » Saúde

25/09/2012
Posição correta ao dormir evita problemas na coluna .

A maioria das pessoas acredita que a forma correta para dormir é aquela que se sinta mais confortável, mas, segundo especialistas não é bem assim, já que dependendo da posição adotada ao dormir, é possível gerar um problema futuro, como cansaço, dores musculares e desvio de coluna. E, para aprofundar o assunto, o fisioterapeuta, Dr. Rodrigo Peres, explica quais são as melhores posições para dormir.

"A posição mais adequada para dormir é de lado, pois a coluna fica mais protegida e a respiração flui melhor, manter o pescoço alinhado com o resto da coluna é fundamental para evitar problemas com a coluna" - explica.

O especialista também aconselha o uso de um travesseiro no meio das pernas ou uma almofada fina, que ajuda a evitar o contato entre os joelhos, além de diminuir a torção da bacia, ajudando a relaxar a musculatura lateral da coxa. A posição dorsal também proporciona uma boa saúde para a coluna, já que o corpo fica reto, e permite o repouso dos músculos, sendo assim, eles não precisam trabalhar durante a noite para encontrar uma posição confortável e manter a postura correta.

Para aqueles quem dormem de bruços fiquem alertas, esta é a pior posição para se dormir, a que mais agrava as dores nas costas e no pescoço. "Está posição obriga a pessoa a fazer uma rotação no pescoço que afeta a coluna cervical, prejudicando automaticamente a região lombar", resume Peres. Dormir de costas com os braços abaixo da cabeça ou atrás do pescoço também pode ser um problema, o que afeta a curva natural das costas e resulta em dores que podem ser tornar crônicas.

Além das posições, para manter a posição adequada, é importante fazer uma boa escolha com o travesseiro e o colchão. "Ambos são objetos que podem influenciar muito na saúde da coluna, a densidade do colchão deve ser de acordo com o peso da pessoa, e o colchão deve ser firme, já que se ele for muito mole, deixará a coluna torta. Os travesseiros devem estar de acordo à distância do pescoço e a parte interna do braço, que alinha a coluna cervical com o tronco, e assim evita dores no pescoço e desconforto na hora de dormir." explicado o doutor.

Um colchão pode ser usado por um período de cinco a dez anos e há vários tipos a venda no mercado. Os de espuma são os mais comuns e devem ser trocados a cada cinco anos. O colchão de molas é outra opção, que podem ser entrelaçadas ou ensacadas, o tipo mais moderno de colchão é o de viscoelástico, que se molda ao corpo e dá uma boa sustentação para a coluna. Já os travesseiros, não podem ter muito enchimento, já que assim não deixam a cabeça descansar em uma posição neutra. Encontre a posição confortável, mantenha a postura correta e evite problemas futuros com o seu corpo.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Ortopedia com Dr. Roberto Ranzini

Serviço:
www.centraldafisioterapia.com.br


Sentir Bem

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar