» Colunas » Saúde

06/12/2016
Alimentos que substituem produtos de limpeza

11 alimentos que podem substituir produtos de limpeza
Devemos prestar atenção no que a natureza nos dá – às vezes aquele limão na fruteira pode ser o que falta para ter a casa mais limpa do bairro

As frutas cítricas são bem conhecidas por fazerem verdadeiros milagres na limpeza de casa – mas além delas, vários outros alimentos com suas propriedades únicas podem ajudar a combater a sujeira de maneira prática, rápida e barata.

Confira a lista com alguns deles e maneiras de usá-los:

1. Café moído

Manchas persistentes em panelas e formas podem desaparecer com um pouco de café moído. A textura granulada auxilia na remoção – é só juntar o alimento à esponja, esfregar e enxaguar.
2. Miolo de pão

Sacrifique seu próximo sanduíche: a massa fofa do pão é ideal para retirar a poeira em excesso de quadros e pinturas, sem estragar o papel ou contaminá-lo com químicos. Não esfregue muito forte e remova as migalhas quando terminar.
3. Limão

O limão é o trunfo da limpeza, removendo sujeira de quase todos os cantinhos da casa. O micro-ondas é um deles! Para deixar o eletrodoméstico brilhando, esquente um copo de água com a fruta em pedaços dentro dele, até que o vidro da porta embace. Mantenha-o fechado por 15 minutos e, em seguida, passe um pano pelo interior do micro-ondas para deixá-lo brilhando. A fruta também é ideal para remover manchas das tábuas de corte. Basta esfregar com um pouco de sal.
4. Arroz

Alguns vasos de flores são pequenos e finos, impossíveis de limpar. Com arroz, não têm porque se desesperar com as manchas dentro dele. Coloque os grãos crus dentro do vaso com um pouco de água morna e detergente. Basta balançar para criar atrito e remover as sujeirinhas.
5. Sal marinho

Combinado a vinagre branco ou suco de limão, o sal serve como um excelente limpador de bronze. Umedeça a esponja com um dos líquidos e salpique sal por cima, esfregando a peça de bronze em seguida. Lembre-se de sempre enxaguar!
6. Vinagre branco

O vinagre branco pode renovar o vidro de suas janelas! Misture duas colheres de sopa do tempero com dois copos de água em uma garrafa em spray. Espirre-o na janela e passe um lenço de microfibra para limpá-la.
7. Bicarbonato de sódio

Para limpar joias antigas, mergulhe-as em uma solução de bicarbonato de sódio em um copo de água quente. Tire-as do líquido após alguns minutos e enxágue-as. Elas estarão brilhantes como novas!
8. Nozes

Sua mesa de madeira está repleta de riscos? É possível mascará-los, principalmente se não forem muito profundos, esfregando uma noz na superfície. Os óleos naturais da semente ajudam a escurecer a madeira e esconder as imperfeições.
9. Ketchup

O ketchup é poderoso na remoção de manchas de cobre, ideal para ser usado no fundo de panelas na cozinha. O ácido nesse companheiro das batatas fritas ajuda a dissolver a sujeira – é só massageá-lo nas panelas com uma pitada de sal de mesa e lavar normalmente.
10. Vodka

A vodka é um poderoso desodorante de tecidos. A bebida alcóolica ajuda a matar bactérias que causam odor nas roupas – é só espirrá-la na peça e deixa-la em um ambiente bem ventilado até que seque.
11. Óleo de oliva

Aço inoxidável pode ser limpo com óleo de oliva. Passe uma fina camada dele na pia, por exemplo, para poli-la e evitar que ela manche facilmente no futuro.

Fonte:

http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/11-alimentos-que-podem-substituir-produtos-de-limpeza/
 



Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar