» Colunas » Saúde

03/07/2018
Aspirina contra Alzheimer

Um tratamento com baixas doses de aspirina pode ser um novo caminho para enfrentar a doença de Alzheimer, protegendo a memória dos pacientes.Um tratamento com baixas doses de aspirina pode ser um novo caminho para enfrentar a doença de Alzheimer, protegendo a memória dos pacientes, de acordo com novo estudo feito por cientistas americanos. 

Segundo os autores, um dos principais mecanismos responsáveis pela progressão da doença é uma perda de capacidade do organismo para remover as placas formadas no cérebro – especialmente no hipocampo – pela proteína tóxica beta amiloide. A partir da avaliação de um grande conjunto de estudos que demonstravam a ligação entre a aspirina e o risco reduzido de prevalência de Alzheimer, os cientistas mostraram que o medicamento reduziu as placas de beta amiloide em camundongos, ao estimular a ação dos lisossomos – um componente das células de animais que ajuda limpar os detritos celulares. 

A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade Rush, em Chicago (EUA), foi publicada nesta segunda-feira, 2, na revista científica The Journal of Neuroscience. “Nosso estudo identificou um possível novo papel para um dos medicamentos mais amplamente utilizados no mundo”, disse o autor principal do estudo, Kalipada Pahan.

Até agora, a FDA – a agência reguladora americana para alimentos e medicamentos – tem poucas drogas aprovadas para o tratamento da doença de Alzheimer – que afeta a memória e é considerada o tipo de demência mais comum no mundo – e os fármacos disponíveis fornecem só alívio limitado dos sintomas. 

No novo estudo, durante um mês, os pesquisadores deram baixas doses de aspirina, por via oral, a camundongos que haviam sido geneticamente modificados para desenvolverem a doença de Alzheimer. Depois, a equipe avaliou a quantidade de placas de proteína beta amiloide nas partes do cérebro mais afetadas pela doença. “A aspirina estimulou os lisossomos e reduziu o acúmulo de placas nos cérebros dos animais.”


Jornal O Estadp de São Paulo

Leia outras matérias desta seção
 » MELASMA OU MANCHAS NO ROSTO
 » COVID 19 X ESQUIZOFRENIA
 » Esquizofrenia Unicamp descobre proteína
 » LIPODISTROFIA
 » BEBER XIXI NÃO É ACONSELHÁVEL
 » Você está envelhecendo bem ?
 » Queima de gordura
 » ASPIRINA
 » SORO CASEIRO SALVA VIDAS
 » Vitamina D x esclerose múltipla precoce
 » Galleri novo teste para detectar câncer
 » Gordura no fígado e pâncreas
 » Homem-Mulher biônicos deixa de ser ficção
 » Como um remédio me fez ficar viciada em sexo
 » Cocô e sua importância
 » CANNABIS MEDICINAL
 » Insulina semanal foi aprovada
 » Casamento entre primos
 » VELOCIDADE DO INTESTINO E SUA SAÚDE
 » O MAR NOS FAZ SENTIR BEM


Voltar