» Colunas » Saúde

25/01/2019
As batatas de sofá começam cedo-Harvard M.S.

Batatas de sofá começam cedo: como fazer as crianças se mexerem

POSTADO EM 24 DE JANEIRO DE 2019, 10H30

Claire McCarthy, MDClaire McCarthy, MD

Editora, Harvard Health Publishing

Sabemos que os adultos americanos são viciados em televisão. De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos , apenas 5% dos adultos nos EUA são fisicamente ativos por 30 minutos todos os dias, e apenas um em cada três recebe os 150 minutos recomendados de atividade física por semana. Entende-se que as pessoas ficam menos ativas à medida que envelhecem, mas geralmente pensamos que as crianças são fisicamente ativas. No entanto, de acordo com um estudo na revista Pediatrics , estes dias sendo uma batata de sofá começa na infância.

Como parte do Projeto de Obesidade Infantil na Europa, os pesquisadores acompanharam 600 crianças com idades entre 6 e 11 anos, e mediram como fisicamente ativos eles estavam usando uma pulseira projetada para essa finalidade. Eles descobriram que a atividade física era menor do que o esperado, mesmo a partir dos 6 anos de idade, com apenas 80% sendo ativos pelos 60 minutos recomendados por dia. Não foi apenas uma questão de começar a escola também. Os pesquisadores descobriram que não eram particularmente ativos nos fins de semana, nas férias escolares - ou mesmo na hora do almoço, quando geralmente têm recesso.

A atividade diminuiu acentuadamente após os 8 anos. Aos 11 anos, apenas 20% estavam ativos por uma hora por dia. Os meninos eram mais propensos a se envolver em atividades mais vigorosas do que as meninas. Curiosamente, eles também descobriram que as crianças com excesso de peso eram menos propensas a serem ativas do que as crianças que estavam com um peso saudável, o que levanta uma questão interessante: a obesidade não é apenas o resultado de uma falta de atividade física, mas também uma causa?

Para quem tem ou interage com crianças, essa informação provavelmente não é uma surpresa. Como o estudo observa, houve um aumento maciço nas atividades de sentar em crianças nas últimas décadas. Muito disso é relacionado à tela - inicialmente com videogames e agora incluindo as mídias sociais e outras atividades que as crianças fazem em seus telefones. Apenas sair e brincar tornou-se menos comum. Há menos tempo livre para as crianças, que são muito mais agendadas do que costumavam ser. A atividade física tende a ocorrer no cenário de esportes organizados - que, a menos que uma criança esteja em um nível de elite ou trabalhando para ela, raramente acontecem todos os dias. Para muitas crianças de baixa renda, há poucos espaços seguros para se brincar do lado de fora, e suas famílias podem não apenas arcar com o custo da atividade organizada,

Tudo isso importa - porque os hábitos de atividade física começam cedo. Crianças sedentárias transformam-se em adolescentes sedentários que se transformam em adultos sedentários. E ser sedentário não só coloca as pessoas em risco de obesidade, mas é um fator de risco em si mesmo para toda uma série de problemas de saúde. Se queremos que nossos filhos tenham uma vida saudável, precisamos movê-los .

Como fazer as crianças se mexerem mais

Aqui estão algumas idéias:

Procure por equipes esportivas e outras oportunidades de atividade física em sua comunidade. Muitas comunidades oferecem atividades de baixo custo, e as bolsas de estudo geralmente estão disponíveis se você solicitar.

Procure e apóie as oportunidades de exercício na escola. (Esta é mais uma razão pela qual as crianças precisam de recesso!)

Para as crianças do ensino fundamental, em vez de pegar seu filho no coletor da escola e ir para casa imediatamente, fique e deixe seu filho brincar no parquinho por um tempo, se puder.

Limite o tempo de tela (de todos os tipos). As crianças devem estar envolvidas em mídia de entretenimento por não mais do que duas horas por dia. Se seu filho estiver passando muito tempo em seu telefone, considere tirá-lo assim que chegar em casa.

Se for difícil se exercitar por qualquer motivo, seja criativo em se exercitar em casa. Use equipamentos de ginástica como uma bicicleta estacionária. Vídeos de exercícios estão amplamente disponíveis no cabo e na Internet; Mova os móveis para trás, crie espaço e tenha sua própria aula de Zumba. Ou apenas ligue alguma música e dance.

Faça caminhadas e faça outros exercícios juntos. Não só o seu filho vai se mexer, mas você também vai - o que dá um bom exemplo e ajuda você a ficar mais saudável.

Este estudo também aponta que é importante começar cedo. Como pediatra, vejo hábitos sedentários começarem muito cedo, com famílias que colocam seus filhos em assentos e carrinhos, em vez de colocá-los no chão para aprender a engatinhar e ficar em pé. Assim que uma criança pode se mover, precisamos dar-lhes muitas oportunidades para fazê-lo - e precisamos mantê-la durante toda a infância. Sua saúde futura depende disso.

 

https://www.health.harvard.edu/blog/couch-potatoes-start-early-how-to-get-kids-moving-2019012415840



Leia outras matérias desta seção
 » Àgua filtrada é mais saudável ???
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia


Voltar