» Colunas » Saúde

09/08/2019
Mirtilo (blueberries) baixa a pressão

Harvard Health Publishing

Mirtilos podem ajudar a baixar a pressão arterial. Comer uma xícara de blueberries todos os dias pode ajudar a sua pressão arterial, sugere um novo estudo. Os resultados, publicados on-line 16 de fevereiro de 2019, por The Journals of Gerontology, Série A: Ciências Biológicas e Ciências Médicas , descobriram que consumir 200 gramas de blueberries (cerca de um copo) diariamente pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e diminuir a pressão arterial sistólica ( o número superior na leitura da pressão arterial).

Os pesquisadores recrutaram 40 homens saudáveis ​​e distribuíram aleatoriamente uma bebida contendo 200 gramas de blueberries silvestres inteiros ou uma bebida controle (que parecia e tinha o mesmo sabor) todos os dias durante um mês. A equipe também monitorou a pressão sangüínea dos homens, bem como a dilatação mediada pelo fluxo da artéria braquial em seus braços. Isso mede como a artéria aumenta quando o fluxo sanguíneo aumenta e é um marcador de risco reduzido de doença cardiovascular.

Depois, os pesquisadores descobriram que a dilatação mediada pelo fluxo melhorou cerca de 2% em duas horas após o consumo da bebida de mirtilo e o efeito foi mantido após um mês de consumo diário. Além disso, a pressão arterial sistólica caiu em média 5 milímetros de mercúrio. O efeito foi semelhante ao dos medicamentos comuns para pressão arterial durante o mesmo período.

Os especialistas apontaram para os altos níveis de antocianinas dos mirtilos como a possível razão. As antocianinas são os fitoquímicos que dão aos mirtilos sua cor escura. (Enquanto todas as bagas contêm antocianinas, os mirtilos têm um dos níveis mais altos.)

A pesquisa também mostrou que as antocianinas melhoram a função das células endoteliais no corpo. Essas células revestem a superfície interna dos vasos sanguíneos e ajudam no fluxo sanguíneo e na regulação da pressão sangüínea. Os pesquisadores acrescentaram que os mirtilos podem não apenas ajudar a controlar a pressão alta, mas também podem impedir que as pessoas desenvolvam a hipertensão.

Isenção de responsabilidade:

Como um serviço aos nossos leitores, a Harvard Health Publishing fornece acesso à nossa biblioteca de conteúdo arquivado. Por favor, note a data da última revisão em todos os artigos. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto para aconselhamento médico direto do seu médico ou outro clínico qualificado.



Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar