» Colunas » Saúde

17/01/2020
Bactéria da gonorreia está mais resistente

A Neisseria gonorrhoeae é uma bactéria conhecida por causar a uretrite, infecção na uretra que pode ser percebida por causar gotejamento, secreção na uretra espessa, entre outros sintomas . É transmitida pelo contato sexual e possui afinidade por mucosa, podendo estar presente no colo do útero ou no externo do trato genital masculino. Os contatos sexuais oral e anal também podem transmitir a DST. A bactéria pode estar presente na garganta de maneira assintomática ou causando desconforto e alteração na fala, ou também na mucosa retal, causando sensação de coceira ou de “puxo”, inflamação que atribui a vontade de evacuar com frequência.

Tal bactéria, assim como outras, está criando resistência a medicamentos, o que dificulta o tratamento da infecção. Maria Cláudia Stockler, médica assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica que a evolução tem relação direta com o uso de antibióticos ao longo dos anos.

Deve-se evitar o uso indiscriminado de antimicrobianos e procurar utilizá-los apenas quando recomendados pelo médico. Com isso, será possível realizar o tratamento adequado no tempo correto. A infectologista comenta também que todas as doenças sexualmente transmissíveis têm relação, então, a aparição de uma deve ser um alerta para o futuro surgimento de outras. Devido a mudanças observadas ao longo do tempo, pessoas estão encontrando parceiros sexuais mais facilmente e, algumas vezes, mesmo em relacionamentos estáveis, estão abertas a se relacionar com outras. Tal situação pode ser um intensificador do surgimento de DST’s.

A prevenção faz parte do amadurecimento sexual e muitas vezes não está junto à prática. Orientar os adolescentes, a população vulnerável e ter uma política de saúde que consiga chegar a todos, transmitindo a prática de prevenção, como o uso de preservativos e tratamento precoce, devem ser atitudes difundidas, para que a população mantenha uma vida sexual saudável.


Jornal da USP

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar