» Colunas » Saúde

27/10/2020
Cirurgia combinada catarata mais buraco macular

Cirurgia combinada para tratar doença do buraco macular e catarata recebe aprovação científica.

Primeiro estudo prospectivo do mundo, realizado na USP em Ribeirão Preto, confirmou eficácia da técnica. Entre as vantagens está a redução de custos para o SUS e a diminuição do sofrimento do paciente

O buraco macular se caracteriza pelo desenvolvimento de um buraco no centro da retina, que fica no fundo do olho

A doença conhecida por buraco na mácula — região central da retina responsável pela nitidez da visão — recebeu aprovação científica para tratamento combinado com outra cirurgia, a de catarata. Os resultados são de estudo realizado por pesquisadores do campus de Ribeirão Preto da USP que acompanhou 65 pessoas com o problema.

As vantagens do procedimento único, combinando as duas técnicas, é comemorada pela equipe da USP por se tratar do primeiro estudo prospectivo realizado no mundo para estes casos e também por ser importante, principalmente, para o Sistema Único de Saúde (SUS) poder oferecer um tratamento seguro, economizando tanto no custo direto, quanto indireto da cirurgia. 

O pesquisador Rodrigo Jorge, coordenador da equipe responsável e professor de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, conta que, apesar do nome soar estranho, a doença do buraco macular não é tão raro e se caracteriza pelo desenvolvimento de um buraco no centro da retina, que fica no fundo do olho, levando à perda visual.

A doença afeta pessoas mais maduras, mas que ainda não desenvolveram catarata. Porém, como o efeito colateral da cirurgia de fundo de olho para correção do buraco macular é justamente a catarata, especialistas já vinham recomendando a realização dos dois procedimentos ao mesmo tempo: cirurgia do fundo do olho para o buraco de mácula com a de retirada do cristalino e implante de lente  para a catarata.

O tempo entre a cirurgia para a mácula e o aparecimento da catarata é de apenas alguns meses, afirma o professor. Ele garante que a cirurgia combinada de fundo de olho com a de catarata é bastante eficaz, reduzindo o trabalho e o sofrimento do paciente. Assim, para confirmar a validade científica do procedimento, a equipe comparou as duas técnicas, operando e acompanhando dois grupos de pacientes. Um, com 33 pessoas tratadas com a cirurgia combinada; e outro, com 32 pessoas que se submeteram à cirurgia posterior de catarata.

Entre os resultados, o estudo verificou que quase todos os indivíduos que fizeram apenas a cirurgia de correção da mácula desenvolveram catarata, com exceção de apenas cinco deles. Comparativamente, os submetidos à cirurgia combinada obtiveram uma “melhora de acuidade visual semelhante aos que fizeram cirurgia sequencial”, conta o professor.


Jornal da USP

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar