» Colunas » Saúde

01/01/2022
Melatonina

Liberada pela Anvisa como suplemento

Melatonina, 'hormônio do sono', está liberado no Brasil, mas médicos pedem cautela.O suplemento foi aprovado pela Anvisa em outubro e chegou às farmácias em dezembro. Especialistas alertam para a falta de evidências científicas de seu uso sem uma avaliação mais aprofundada.

Função básica do hormônio da Melatonina é regular os ritmos do nosso corpo .

Desde o início de dezembro, farmácias brasileiras estão vendendo melatonina em comprimidos ou gotas sem a necessidade de prescrição médica.

A substância, conhecida popularmente como "hormônio do sono", teve a comercialização liberada no país no dia 15 de outubro de 2021 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Embora a decisão esteja alinhada com o que ocorre em vários países da Europa e da América do Norte, especialistas ouvidos pela BBC News Brasil criticam a decisão e pedem muita cautela na hora de comprar e utilizar esse produto.

"É preocupante que a melatonina seja vendida como se fosse um picolé. Não estamos falando de uma substância inócua e seu uso errado pode trazer problemas", alerta o neurocientista Fernando Mazzilli Louzada, coordenador do Laboratório de Cronobiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

"E é um conceito estranho enquadrá-la como suplemento alimentar. Não há consenso algum de quando há uma deficiência desse hormônio no organismo", aponta a neurologista Dalva Poyares, pesquisadora do Instituto do Sono de São Paulo. "Não existe sequer uma diretriz no mundo que indique a melatonina como tratamento para insônia", emenda a especialista, que também é professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

"Precisamos deixar claro que a melatonina pode até ser uma ferramenta terapêutica, mas não vai ser indicada para todo mundo", concorda o médico Paulo Augusto Miranda, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Mas, para entender toda essa polêmica, é preciso saber antes o que é a melatonina e sua importância para o funcionamento do corpo.

A maestrina do crepúsculo

"É muito bonito pensar que o dia e a noite são incorporados no nosso organismo pela melatonina", raciocina Louzada.

Esse hormônio é produzido pela glândula pineal, uma estrutura que fica bem no centro do cérebro.

E há um aspecto muito importante nesse processo de fabricação: ele só acontece na ausência de luz.

Conforme anoitece e o Sol se põe, a produção da melatonina começa a ocorrer na nossa cabeça. A meta é preparar o organismo para o sono ao longo do período noturno.

"Já parou para pensar como o fígado, o estômago, todos os demais órgãos e o próprio metabolismo sabem se é dia ou se é noite? A sinalização do tempo, dos ciclos de 24 horas, é dada justamente pela melatonina", explica o professor da UFPR.

No raiar de um novo dia, quando a claridade volta a aparecer, a produção da melatonina é interrompida, o que prepara o corpo para despertar e se preparar para as atividades diárias.

Só que esse ciclo de sono e vigília, ditado em grande parte por esse hormônio, pode ser atrapalhado por uma série de fatores, a começar pela exposição à luz durante a noite.

"Desde que a humanidade passou a conviver com a eletricidade, houve uma alteração na secreção da melatonina. Se eu ficar acordado até meia noite assistindo TV ou mexendo no celular, essa substância vai acabar inibida", acrescenta Louzada.

Com baixa na melatonina, a qualidade do sono, ou até mesmo a quantidade de horas dormidas, acabam prejudicadas.

Mas, além das comodidades do mundo moderno, a fabricação do hormônio do sono também pode ser afetada por algumas doenças específicas ou pelo próprio avançar da idade — idosos tendem a produzir uma menor quantidade de melatonina em comparação com os mais jovens.

Mas será que tomar um suplemento pode resolver alguns desses problemas?

Pesquisa da UERJ mostra que sono e alimentação pioraram nos adolescentes durante a pandemia

Sinal verde para a venda

Ao anunciar que tinha liberado a melatonina no dia 15 de outubro, a Anvisa argumentou que "a substância em questão já é utilizada em diversos países como suplemento alimentar e como medicamento, com condições de uso variadas".

A agência também declarou que decidiu avaliar a segurança e a eficácia da molécula "devido ao interesse dos consumidores e do setor produtivo no acesso e na oferta de produtos contendo essa substância".

Antes, esse produto só estava disponível em farmácias de manipulação, com exigência de receita assinada por um médico.

Embora a melatonina seja enquadrada agora como um suplemento alimentar e possa ser comprada sem prescrição nas drogarias convencionais, a Anvisa impôs algumas restrições ao seu uso.

A primeira é que ela só poderá ser tomada por pessoas com mais de 19 anos de idade e a dosagem é de, no máximo, 0,21 miligramas por dia.

Em outros locais, como Estados Unidos e Europa, é possível encontrar doses bem maiores, que chegam a até 5 mg.

O órgão regulatório brasileiro também determinou que as embalagens devem conter a advertência de que esse produto não deve ser consumido por "gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante".

Além disso, orienta-se que indivíduos com alguma enfermidade ou que tomam medicamentos procurem um médico antes de consumir esse suplemento por conta.

Poyares avalia que a dose aprovada no país, de 0,21 mg, fica muito próxima àquilo que é produzido em média pelo próprio organismo, o que diminui o risco de eventos adversos mais preocupantes.

Por outro lado, essa quantidade pode não ser suficiente para servir de tratamento para pessoas que realmente apresentam algum distúrbio de sono e que eventualmente até se beneficiariam de uma carga extra de melatonina.

"Ainda não existe um consenso de qual é a dose adequada para obter um efeito terapêutico nos pacientes que têm indicação de uso", diz a neurologista.

A especialista também lembra que não estão disponíveis em larga escala exames para medir a quantidade de hormônio do sono e determinar se há uma deficiência dele no organismo.

"A melatonina não é igual a vitamina D, que a gente consegue facilmente mensurar no sangue e ver se há necessidade de suplementação ou não", compara.

"Ou seja: ninguém sabe quando realmente é preciso 'repor' a melatonina. Não temos, portanto, evidências científicas do benefício da suplementação desse hormônio na população geral", conclui.

Idosos com dificuldade para dormir podem se beneficiar do suplemento de melatonina, desde que tenham passado por uma avaliação médica —

Quando o suplemento pode ajudar

Embora o tema seja recheado de controvérsias, os médicos admitem que a reposição da melatonina pode auxiliar em alguns cenários bem específicos.

"Um indivíduo idoso que apresenta dificuldades para dormir, por exemplo, se beneficiaria da suplementação, desde que exista uma avaliação e uma prescrição médica", defende Miranda, da SBEM.

"Existem também alguns distúrbios do sono bem específicos que são tratáveis com essa substância", complementa.

Uma terceira indicação seria para aqueles indivíduos que viajam para outro país com um fuso horário muito diferente. Nesses casos, o suplemento facilitaria a entrada na nova rotina sem passar pelo fenômeno do jet lag — distúrbio temporário do sono em que o relógio biológico está fora de sincronia com o horário local.

"E vale ressaltar que, ao contrário do que dizem algumas propagandas e postagens em redes sociais, não existem estudos comprovando que esse suplemento ajuda a controlar ou perder peso", chama a atenção o endocrinologista.

Antes de comprar o produto na farmácia, portanto, vale buscar um especialista se você apresenta constantemente dificuldades para pegar no sono (ou manter-se dormindo), ronca durante a noite, tem sonolência ao longo do dia ou fica com aquela sensação de que o descanso noturno não foi reparador.

Esse profissional, que costuma ter uma formação em medicina do sono ou cronobiologia, pode fazer uma avaliação aprofundada e entender os motivos que estão por trás de todas essas dificuldades.

"Muitas vezes, antes de pensar em prescrever a melatonina, podemos tentar uma série de mudanças em comportamentos e hábitos para melhorar a quantidade e a qualidade do sono", informa Louzada.

Os médicos costumam chamar essas intervenções de higiene do sono. Uma das principais modificações é justamente aumentar a exposição à luz durante o dia e diminuir o contato com telas e lâmpadas no período noturno.

Essa alteração já pode fazer toda a diferença na produção natural de melatonina e garantir um descanso de melhor qualidade.

"A gente não corrige hábitos errados com uma medicação. Na maioria das vezes, precisamos justamente alterar esses hábitos para alcançar uma melhor qualidade de vida", concorda Miranda.

"E, mesmo nos casos em que há realmente a necessidade de suplementação de melatonina, é preciso pensar com muito cuidado na dosagem e no horário de ingestão do produto", aponta Louzada.

"A sensibilidade à melatonina varia muito de pessoa para pessoa e é preciso o acompanhamento com um profissional de saúde para evitar o efeito contrário ao desejado", sugere.

Os eventos adversos mais comuns de tomar a melatonina de forma errada são dor de cabeça, irritação e sonolência ao longo do dia.

"Em longo prazo, porém, o principal problema do uso inadequado é que o suplemento pode não resolver as queixas relacionadas ao sono que aquela pessoa apresenta. Por isso, é tão importante o acompanhamento médico", conclui Miranda. 

Fonte G1

Outras fontes:

 Efeitos colaterais e contra-indicações da melatonina

Mafalda Abreu

Farmacêutica

A melatonina é um hormônio naturalmente produzido pelo corpo mas que pode ser obtido na forma de suplemento alimentar ou medicamento para melhorar a qualidade do sono.

Embora seja uma substância que também está presente no organismo, a toma de medicamentos ou suplementos contendo melatonina pode provocar alguns efeitos colaterais, que são raros mas cuja probabilidade de ocorrer aumenta com a quantidade de melatonina que é ingerida.

Efeitos colaterais mais comuns

A melatonina é geralmente bem tolerada e os efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento são muito raros. Porém, embora seja pouco comum pode ocorrer:

  • Fadiga e sonolência excessiva;
  • Falta de concentração;
  • Agravamento da depressão;
  • Dor de cabeça e enxaqueca;
  • Dor de barriga e diarreia;
  • Irritabilidade, nervosismo, ansiedade e agitação;
  • Insônia;
  • Sonhos anormais;
  • Tonturas;
  • Hipertensão;
  • Azia;
  • Aftas e boca seca;
  • Hiperbilirrubinemia;
  • Dermatite, erupção cutânea e pele seca e coceira generalizada;
  • Suores noturnos;
  • Dor no peito e nas extremidades;
  • Sintomas de menopausa;
  • Presença de açúcar e proteínas na urina;
  • Alteração da função hepática;
  • Aumento de peso.

A intensidade dos efeitos colaterais vai depender da quantidade de melatonina ingerida. Quanto maior a dose, maior será a probabilidade de sofrer com algum destes efeitos colaterais.

Contra-indicações da melatonina

Embora seja uma substância geralmente bem tolerada, a melatonina não deve ser utilizada durante a gravidez e a amamentação ou em pessoas com alergia a qualquer um dos componentes dos comprimidos.

Além disso, deve-se ter em atenção que existem várias formulações e doses diferentes de melatonina, sendo que as gotas são mais aconselhadas para bebês e crianças e os comprimidos para adultos, sendo estes últimos contra-indicados em crianças. Além disso, doses superiores a 1mg por dia de melatonina, só devem ser administrados se forem prescritos pelo médico, já que a partir dessa dose, há um maior risco de ocorrerem efeitos colaterais.

A melatonina pode causar sonolência, por isso, as pessoas que tenham este sintoma, devem evitar operar máquinas ou dirigir veículos.

Como tomar melatonina

A suplementação de melatonina deve ser indicada pelo médico, sendo normalmente recomendado o seu uso em casos de insônia, má qualidade do sono, enxaqueca ou menopausa, por exemplo. A dose de melatonina é indicada pelo médico de acordo com o objetivo da suplementação.

No caso de insônia, por exemplo, a dose normalmente indicada pelo médico é de 1 a 2 mg de melatonina, uma vez por dia, cerca de 1 a 2 horas antes da hora de deitar e depois de comer. A dose menor de 800 microgramas parece não ter efeito e as doses superiores a 5 mg devem ser utilizadas com cautela.

Fonte:www.tuasaude.com


G1

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar