» Colunas » Saúde

13/01/2022
Vacina em crianças

Problemas cardíacos

Tenho ouvido falar de problemas cardíacos em crianças e adultos jovens após a vacina COVID. Ainda devo vacinar meu filho?

Houve um número maior do que o esperado de casos de inflamação cardíaca após a vacinação com as vacinas de mRNA COVID-19, particularmente entre meninos e homens jovens. No entanto, o CDC ainda recomenda fortemente que todas as crianças com 12 anos ou mais sejam vacinadas.

Em 12 de julho de 2021, 1.047 relatos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e pericardite (inflamação do revestimento externo do coração) foram relatados em pessoas com menos de 30 anos, principalmente em adolescentes do sexo masculino e adultos jovens, após vacinação com as vacinas de mRNA da Pfizer/BioNTech ou Moderna O Comitê Consultivo de Práticas de Imunização (ACIP) do CDC disse que os dados disponíveis "sugerem uma provável associação de miocardite com a vacinação de mRNA em adolescentes e adultos jovens". Mesmo com o risco aumentado, a inflamação do coração é uma ocorrência rara.

A miocardite e pericardite após a vacinação foi mais comum em homens com idades entre 16 e 24 anos. Os casos tendiam a ocorrer dentro de vários dias após a segunda dose de vacina de mRNA. A maioria das pessoas que desenvolveu miocardite ou pericardite teve casos leves e se recuperou completamente após o tratamento.

Se o seu filho desenvolver algum dos seguintes sintomas dentro de uma semana após a vacinação, procure atendimento médico:

dor no peito

falta de ar

sensação de que seu coração está batendo rápido, palpitante ou acelerado.

Este ou qualquer outro efeito colateral significativo potencial de uma vacina é sempre uma preocupação especial em crianças. Embora o risco de COVID causar doenças graves e hospitalização seja muito menor em comparação com adultos, é importante lembrar que pelo menos 491 crianças de 0 a 17 anos morreram de COVID. Além disso, os efeitos adversos à saúde a longo prazo, mesmo após infecção leve em crianças, estão sendo reconhecidos.

É compreensível que muitos pais fiquem desconfortáveis ​​com qualquer escolha, vacinar agora ou esperar. Mas a ascensão da variante Delta mais contagiosa e possivelmente mais perigosa, combinada com a proteção oferecida pela imunidade de rebanho, apoia a recomendação do CDC de que todas as crianças com 12 anos ou mais sejam vacinadas.

Como o COVID-19 afeta as crianças?

Crianças, incluindo crianças muito pequenas, podem desenvolver COVID-19. Muitos deles não apresentam sintomas. Aqueles que ficam doentes tendem a apresentar sintomas mais leves, como febre baixa, fadiga e tosse. Algumas crianças tiveram complicações graves, mas isso tem sido menos comum. Crianças com condições de saúde subjacentes podem estar em maior risco de doenças graves.

Uma complicação potencialmente grave e perigosa pode ocorrer em crianças. Chamado de síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C), pode levar a problemas com risco de vida no coração e em outros órgãos do corpo. Nessa condição, diferentes partes do corpo, como coração, pulmões, rins, cérebro, pele, olhos ou órgãos gastrointestinais, podem ficar inflamados.

Os sintomas de MIS-C podem incluir

febre durando mais de um par de dias

irritação na pele

"olhos vermelhos" (vermelhidão da parte branca do olho)

dor de estômago

vómitos e/ou diarreia

um linfonodo grande e inchado no pescoço

dor de pescoço

lábios vermelhos e rachados

uma língua mais vermelha do que o normal e parece um morango

mãos e/ou pés inchados

irritabilidade e/ou sonolência ou fraqueza incomum.

Muitas condições podem causar sintomas semelhantes aos da MIS-C. Seu médico primeiro quer saber se seu filho esteve perto de alguém que testou positivo para o vírus e perguntará sobre todos os sintomas acima. Os resultados do exame físico, um diagnóstico de COVID-19 ou teste de anticorpos no sangue e outros exames médicos que verificam a inflamação e o funcionamento dos órgãos podem apoiar o diagnóstico de MIS-C.

Ligue para o médico se seu filho desenvolver sintomas, principalmente se a febre durar mais de alguns dias. Se os sintomas piorarem ou simplesmente não melhorarem, ligue novamente ou leve seu filho a um pronto-socorro.

Os médicos tiveram sucesso usando vários tratamentos para inflamação, bem como tratamentos para apoiar sistemas de órgãos que estão com problemas. Embora tenha havido algumas mortes, a maioria das crianças que desenvolveram MIS-C se recuperou.

A revista Lancet Child & Adolescent Health publicou um estudo que analisou os efeitos a longo prazo do MIS-C na saúde em 46 crianças hospitalizadas com MIS-C entre abril e setembro de 2020. Todas as crianças tinham inflamação sistêmica; a maioria também tinha problemas relacionados à função gastrointestinal, cardíaca e renal e à formação de coágulos. Seis meses após a alta hospitalar das crianças, a maioria desses problemas foi resolvida, sem danos permanentes nos órgãos na maioria dos casos. Cerca de um terço das crianças continuaram a ter fraqueza muscular, fadiga e dificuldades de saúde mental. Mas o estudo não conseguiu determinar se esses efeitos eram devidos ao MIS-C em particular, ou à hospitalização ou outros fatores.

Quem poderia se beneficiar da terapia com anticorpos monoclonais para prevenir o COVID-19?

As vacinas são a melhor forma de proteção contra o COVID-19. Mas algumas pessoas com sistema imunológico enfraquecido não produzem anticorpos suficientes após a vacinação, e outras são severamente alérgicas à vacina. A FDA autorizou recentemente o Evusheld, uma terapia de anticorpos monoclonais de profilaxia pré-exposição (PrEP) desenvolvida pela AstraZeneca, que deve ajudar a prevenir o COVID-19 nessas populações.

Para se qualificar para o Evusheld, os indivíduos devem ter 12 anos ou mais e ter um sistema imunológico moderada a gravemente enfraquecido ou ter um histórico de reações adversas graves à vacina COVID-19 ou seus componentes. Além disso, a terapia não pode ser administrada a alguém com uma infecção atual por SARS-CoV-2 ou que tenha sido exposto recentemente a alguém infectado. O Evusheld é administrado em duas injeções consecutivas, e as evidências sugerem que ele pode ajudar a prevenir a infecção sintomática por pelo menos seis meses.

Os anticorpos monoclonais são versões artificiais dos anticorpos que nossos corpos produzem naturalmente para combater invasores, como o vírus SARS-CoV-2. Os anticorpos monoclonais do Evusheld, tixagevimab e cilgavimab, são direcionados contra a proteína spike do vírus e são projetados para impedir que o vírus se ligue e entre nas células humanas.

Ao considerar a autorização, a FDA analisou os resultados do estudo PROVENT. Este foi um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo que recrutou adultos com 59 anos ou mais, pessoas com certas condições médicas crônicas e aqueles que corriam risco aumentado de infecção por outros motivos e não haviam obtido um COVID-19 vacina. Nenhum dos participantes tinha um caso atual ou anterior de infecção por SARS-CoV-2. 3.441 participantes do estudo receberam Evusheld e 1.731 receberam placebo.

Os participantes do estudo que receberam Evusheld foram 83% menos propensos a ter COVID-19 sintomático durante o período de estudo de seis meses do que aqueles que receberam um placebo. Esta foi uma diferença estatisticamente significativa. Os pesquisadores estão analisando quão bem o Evusheld irá proteger contra a variante Omicron.

Possíveis efeitos colaterais desta terapia, incluindo reações alérgicas, sangramento no local da injeção, dor de cabeça, fadiga e tosse. Além disso, embora eventos graves relacionados ao coração, como ataque cardíaco e insuficiência cardíaca, não tenham sido frequentes durante o estudo, eles foram mais comuns nos participantes que receberam Evusheld do que naqueles que receberam placebo.

Ao contrário de outros tratamentos com anticorpos monoclonais que foram autorizados pelo FDA, o Evusheld não está autorizado a tratar uma infecção ativa por COVID-19 ou a prevenir a infecção após a exposição ao vírus.

O que precisa acontecer para que as escolas permaneçam abertas e para que as crianças permaneçam seguras na escola?

O fechamento de escolas afetou as crianças em muitas frentes, desde acadêmicos e interação social até equidade, segurança alimentar e saúde mental. Manter as crianças com segurança na escola é uma prioridade para o CDC.

Em dezembro de 2021, para minimizar ainda mais as interrupções na frequência escolar e no aprendizado, o CDC endossou o "teste para ficar". Essa é uma estratégia pela qual as crianças que são contatos próximos de alguém com teste positivo para COVID-19 podem permanecer na escola – mascaradas – se testarem negativo duas vezes durante a semana após a exposição. (Crianças que desenvolvem sintomas ou teste positivo devem se isolar em casa.) O endosso do CDC foi baseado em dois relatórios publicados no MMWR. Um relatório da Califórnia e outro relatório de Illinois mostraram que o teste para ficar pode limitar a transmissão da COVID na escola, preservando o aprendizado presencial.

O CDC recomenda que todos os professores, funcionários, alunos e visitantes das escolas usem máscaras dentro de casa, independentemente de estarem ou não vacinados. Eles também recomendam que todos que são elegíveis para a vacinação tomem a vacina.

Vacinação, mascaramento e teste de permanência são três das várias estratégias de prevenção que, quando combinadas, ajudam a minimizar a propagação do COVID-19 nas escolas. Outras estratégias de prevenção incluem distanciamento físico; triagem, teste e rastreamento de contato; ficar em casa quando doente; e lavagem frequente das mãos. As escolas também devem fazer o possível para melhorar a ventilação, abrindo janelas e portas, por exemplo. As decisões sobre algumas dessas estratégias de prevenção podem depender dos níveis de transmissão da comunidade.

As crianças são mais ou menos propensas do que os adultos a espalhar o coronavírus?

A maioria das crianças infectadas com o vírus COVID-19 não apresenta sintomas ou apresenta sintomas mais leves, como febre baixa, fadiga e tosse. Os primeiros estudos sugeriram que as crianças não contribuem muito para a disseminação do coronavírus. Mas estudos mais recentes indicam que as crianças são capazes de espalhar a infecção.

Embora os estudos tenham variado em seus métodos, suas descobertas foram semelhantes: crianças infectadas tinham tanto ou mais coronavírus no trato respiratório superior quanto adultos infectados. E um estudo de novembro de 2021 conduzido por pesquisadores de Harvard confirmou novamente que as crianças carregam vírus vivos capazes de infectar outras pessoas.

A quantidade de vírus encontrada em crianças – sua carga viral – não foi correlacionada com a gravidade de seus sintomas. Em outras palavras, uma criança com sintomas leves ou inexistentes pode ter tantas partículas virais no nariz e na boca quanto uma criança com sintomas mais graves. Assim, a presença de uma alta carga viral em crianças infectadas aumenta a probabilidade de que crianças, mesmo as sem sintomas, possam espalhar a infecção para outras pessoas.

A linha de fundo? As medidas de saúde pública são tão importantes para crianças e adolescentes quanto para adultos.

Os pais devem levar os bebês para as vacinas iniciais agora? E quanto às crianças pequenas e acima que devem receber as vacinas padrão?

Obter imunizações precoces para bebês e crianças pequenas – especialmente bebês de 6 meses ou menos – tem benefícios importantes. Ajuda a protegê-los de infecções como pneumococo e coqueluche, que podem ser mortais, em um momento em que seu sistema imunológico está vulnerável.

Agora que consultórios e clínicas médicas adotaram medidas específicas para evitar a propagação do COVID-19, as vacinas para crianças não precisam ser adiadas. Isso é especialmente verdade para crianças com condições especiais.

No entanto, se você estiver preocupado em ir a um consultório ou clínica, é melhor ligar e informar como se sente. Descubra quais precauções eles estão tomando para manter as crianças seguras e discuta sua situação particular, incluindo não apenas a situação de saúde de seu filho, mas também a prevalência do vírus em sua comunidade e se você foi ou pode ter sido exposto. Juntos, vocês podem tomar a melhor decisão para o seu filho.

Quando você precisa levar seu filho ao médico durante essa pandemia?

Se você tiver alguma dúvida sobre seu filho, ligue para o consultório do seu médico para obter orientação. Muitos consultórios estão oferecendo visitas por telefone ou telemedicina, e é notável quantas coisas podem ser tratadas dessa maneira.

Algumas coisas, no entanto, podem exigir uma consulta pessoal, incluindo:

Doença ou lesão que pode ser grave, como uma criança com dificuldade para respirar, dor significativa, sonolência incomum, febre alta que não diminui ou um corte que pode precisar de pontos ou um osso que pode estar quebrado. Ligue para o seu médico para orientação sobre se você deve levar seu filho ao consultório ou a uma sala de emergência local.

Crianças que estão recebendo tratamentos contínuos para uma condição médica grave, como câncer, doença renal ou doença reumatológica. Estes podem incluir quimioterapia, infusões de outros medicamentos, diálise ou transfusões. O seu médico irá aconselhá-lo sobre quaisquer alterações nos tratamentos ou como devem ser administrados durante a pandemia. Não pule nenhuma consulta, a menos que seu médico lhe diga para fazê-lo.

Exames para crianças muito pequenas que precisam de vacinas e para verificar seu crescimento. Verifique com seu médico sobre suas políticas e práticas atuais.

Exames e visitas para crianças com certas condições de saúde. Isso pode incluir crianças com problemas respiratórios cujos pulmões precisam ser ouvidos, crianças que precisam de vacinas para proteger seu sistema imunológico, crianças cuja pressão arterial está muito alta, crianças que não estão ganhando peso, crianças que precisam de pontos ou de um gesso. , ou crianças com exames de sangue anormais que precisam ser verificados novamente. Se o seu filho estiver sendo acompanhado por um problema médico, ligue para o seu médico para aconselhamento. Juntos, vocês podem descobrir quando e como seu filho deve ser visto.

Resumindo: converse com seu médico. A decisão dependerá de uma combinação de fatores, incluindo a condição do seu filho, a prevalência do vírus em sua comunidade, se você teve alguma exposição ou possível exposição, quais proteções seu médico colocou em prática e como você chegaria ao médico .

Estou grávida e pretendo, eventualmente, amamentar meu bebê. É seguro para mim tomar uma vacina COVID-19?

Em setembro de 2021, o CDC “recomendou fortemente” que mulheres grávidas, pensando em engravidar ou grávidas recentemente, incluindo aquelas que estão amamentando, sejam vacinadas contra o COVID-19. O Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG) e a Sociedade de Medicina Materno-Fetal também concordam que todas as gestantes e lactantes devem ser vacinadas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de uma vacina COVID-19 em mulheres grávidas quando o benefício para um indivíduo supera os riscos potenciais da vacina. Especialistas, incluindo a OMS, acreditam que é mais seguro tomar uma vacina COVID-19 se você estiver amamentando. Semelhante a qualquer decisão sobre medicamentos e suplementos de venda livre durante a gravidez, seu próprio médico está na melhor posição para aconselhá-la com base em seus riscos e preferências pessoais de saúde.

Aqui estão alguns fatores a serem considerados. Primeiro, embora o risco real de doença grave e morte por COVID-19 entre gestantes seja muito baixo, é maior quando comparado a indivíduos não grávidas da mesma faixa etária. Além disso, o COVID-19 aumenta o risco de parto prematuro e possivelmente também de outros resultados indesejáveis ​​da gravidez. A transmissão do vírus da mãe para o bebê durante a gravidez é possível, mas parece ser um evento raro.

A recomendação mais forte do CDC seguiu os dados de segurança divulgados em agosto de 2021. O estudo envolveu quase 2.500 mulheres que receberam a vacina COVID-19, antes de engravidar ou durante as primeiras 20 semanas de gravidez, e descobriu que elas não tinham um risco aumentado de aborto espontâneo.

Um estudo anterior, conduzido pelo CDC e publicado no NEJM , descobriu que as vacinas COVID-19 são seguras quando administradas durante o segundo ou terceiro trimestre.

Outro pequeno estudo, que comparou a eficácia da vacina em mulheres grávidas e não grávidas, foi publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology . O estudo descobriu que as vacinas de mRNA produzem efetivamente anticorpos que protegem contra o SARS-CoV-2 em mulheres grávidas ou amamentando, e que essa imunidade é passada da mãe para o recém-nascido através da placenta e do leite materno.

As vacinas de mRNA não contêm nenhum vírus, portanto, não podem causar COVID-19 em uma mulher ou seu bebê. E nossos corpos rapidamente decompõem e eliminam as partículas de mRNA usadas na vacina, para que não possam alcançar ou atravessar a placenta.

Não há problema em ter babás ou pessoas que cuidam de crianças em casa, sem saber de exposições ou doenças em suas casas?

A verdade é que quanto menos pessoas você e seus filhos estiverem expostos, melhor. No entanto, a realidade é que nem todas as famílias poderão ter um dos pais em casa o tempo todo.

Tudo o que as pessoas podem fazer é tentar minimizar o risco fazendo coisas como:

escolher uma babá que tenha exposições mínimas a outras pessoas além de sua família

limitando o número de babás. Se você puder mantê-lo em um, é o ideal, mas se não, mantenha o número o mais baixo possível

certificando-se de que a babá entenda que ele ou ela precisa praticar o distanciamento físico e precisa informá-lo (e não ir à sua casa!)

ter a babá limitando as interações físicas e a proximidade com seus filhos, na medida em que isso for possível

certificando-se de que todos lavem as mãos com frequência ao longo do dia, especialmente antes de comer.

Você pode fornecer alguma orientação sobre as datas de jogo? Meus filhos sentem muita falta dos amigos.

Com as taxas de infecção ainda altas em grande parte do país, é melhor minimizar as datas de brincadeiras ou limitá-las a algumas crianças ou famílias com quem você está socializando durante a pandemia.

As datas de brincadeiras ao ar livre, onde você pode criar mais distância física, são uma opção melhor do que as datas de brincadeiras internas. Algo como um passeio de bicicleta ou uma caminhada permite que vocês fiquem juntos enquanto compartilham menos germes (levar e usar desinfetante para as mãos ainda é uma boa ideia). Você precisa ter regras básicas, no entanto, sobre distância e toque, e se você não acha realista que seus filhos sigam essas regras, então não faça o encontro de brincadeiras mesmo que seja ao ar livre.

Você ainda pode fazer caminhadas em família ou passeios de bicicleta onde estiver para aplicar as regras de distanciamento social. Jogos de futebol em família, cornhole ou badminton no quintal também são maneiras divertidas de sair.

Você também pode fazer datas de brincadeiras virtuais, usando uma plataforma como FaceTime ou Skype para que as crianças possam interagir e brincar sem estar na mesma sala.

N.R. Tradução direta do Google. Os dados apontados são válidos unicamente para a população norte americana.


Harvard Publishing - Harvard Medical School

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar