Ontem em Caieiras foi dia de encontro político sob o chamado de filiação partidária com vistas às próximas eleições de 06 de outubro. Em conjunto no mote Todos por Caieiras, estavam PV, AVANTE, SOLIDARIEDADE, MDB, PSD, PSB, PDT, PT e PSOL. Presentes políticos de inegável representatividade no cenário regional, os discursos giraram em torno da urgente recondução do município a uma ordem administrativa responsável e diligente no trato de questões básicas de saúde, educação e meio ambiente.
A numerosa plateia reagiu calorosamente ao discurso do deputado federal Kiko Celeguim, principalmente quando ele rechaçou polarização entre legendas e chancelou eleição sob a letra C de Caieiras, todos ali presentes por Caieiras. Em sintonia com o principal assunto do momento, a pré-candidata Josie Dartora arrancou aplausos quando destacou que foi a única vereadora a votar contra a permissão recente de exploração de pedreira no município.
Já o deputado estadual Maurici enfatizou as qualidades da pré-candidata ao cargo de prefeita e deixou claro seu apoio à candidatura dela. Há, na verdade, uma "onda" natural de acontecimentos em direção aos destinos de Josie nessa pré-campanha. A exemplo, o protesto dos servidores em março teve adesão da classe dos professores da qual ela faz parte, e a postura política dela em favor do meio ambiente reverberou no movimento atual da sociedade civil contra a instalação da pedreira em área de preservação ambiental.
É evidente que não era cabível anunciar a chapa majoritária para concorrer às próximas eleições, porque as convenções têm esse papel legal. A toda evidência, o grupo de coalizão presente tem um objetivo claro e definido na oposição à administração do atual prefeito.
Nesse cenário, os movimentos dos experientes políticos devem levar em consideração tal objetivo, o curso natural dos acontecimentos e a voz da rua.
Não menos incontroverso, a tentadora cadeira do executivo não pode se sobrepor ao dever de renunciar a interesses pessoais e expurgar alianças conhecidamente prejudiciais aos interesses da população caieirense.