» Notícias » Geral » Ler notícia

24/10/2022
Outubro rosa - câncer de mama

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Criado na década de 90, nos Estados Unidos, o movimento Outubro Rosa tem o objetivo de incentivar a população a combater o câncer de mama. A campanha é realizada anualmente no mês de outubro e chama a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

 

O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Toda mulher deve se preocupar com a saúde das mamas. Esse tipo de câncer tem cura desde que descoberto precocemente.

CÂNCER DE MAMA

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, porém é incomum, representando apenas 1% do total de casos.

 

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos. Acima dessa idade, a incidência cresce progressivamente, em especial após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento dos casos tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. 

 

Por isso, a partir dos 40 anos, é recomendada a realização do exame de mamografia anualmente, seguindo sempre a orientação médica. Mulheres com risco elevado de desenvolver a doença devem fazer o exame clínico nas mamas e mamografia anualmente a partir dos 35 anos.

 

O câncer de mama ocorre mais em mulheres que têm casos da doença em parentes próximos (como mãe e irmã), após a menopausa e em obesas. Dessa forma, evitar a obesidade é uma forma de prevenir a doença. Por outro lado, ter filhos cedo e amamentar reduzem o risco de desenvolver o câncer de mama.

 

Apesar desses fatores, muitas mulheres que desenvolvem essa doença não apresentam nenhum fator de risco. Por esse motivo é recomendado que todas façam os exames preventivos periodicamente.

INVISTA EM PREVENÇÃO

A prevenção continua sendo a melhor arma contra o aumento das estatísticas da enfermidade. Os cuidados preventivos começam pelo conhecimento dos fatores de risco do câncer de mama. Entre eles, os principais são:

• Ser mulher;

• Primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos);

• Menopausa tardia (depois dos 55 anos);

• Mulheres que nunca tiveram filhos;

• Mulheres que efetuaram uso de reposição hormonal (acima de cinco anos) na menopausa;

• Presença de histórico na família;

• Obesidade;

• Consumo de álcool e tabagismo.

 

Estima-se que 30% dos caso de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como:

• Adotar uma alimentação saudável e equilibrada, com ausência de gorduras e consumo de frutas, legumes e verduras;

• Praticar atividade física;

• Manter o peso adequado;

• Não fumar;

• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

• Amamentar;

• Manter acompanhamento médico regular.

COMO AS MULHERES PODEM PERCEBER OS SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA?

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

 

A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. É recomendado que toda mulher olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.

 

Sinais de alerta do corpo:

• Sintomas como aparecimento de algum nódulo, inchaço, ulceração da pele, sangramento ou distorção do mamilo e alterações de aréola podem ser sinais de algum problema;

• Embora o câncer de mama no início não apresente dor, qualquer dor mamária fora do período menstrual deve ser relatada ao seu médico;

• Muitos tumores pequenos iniciais não apresentam sintomas. E o objetivo do diagnóstico precoce é justamente detectá-los, aumentando assim as chances de cura. Portanto, a ausência de sintomas não é desculpa para não realizar a mamografia de rotina.

EXAMES

O principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama, além do exame feito pelo medico durante a consulta, é a mamografia que deve ser realizada uma vez ao ano, a partir dos 40 anos.

 

A ultrassonografia não substitui a mamografia (pois não identifica microcalcificações) e não deve ser feita como rotina antes dos 40 anos, pois pode ter resultados falso-positivos (ou seja, gerar falsos diagnósticos de suspeita de câncer). É um exame complementar à mamografia, sendo pedido pelo medico em algumas situações.

 

Além disso, o autoexame de mama deve ser realizado todos os meses e em caso de qualquer alteração, o ginecologista deve ser informado.

 

Felizmente, a maioria das mulheres que descobre o câncer de mama no início apresenta grandes chances de cura, portanto se faz necessário falar abertamente sobre o tema para esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar a chance de enfrentamento da doença.


 

Bibliografia:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home

http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/colo-do-utero/11/

 

Este artigo foi desenvolvido pelo Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) - www.unimedfesp.coop.br [email protected] - telefone: (11) 2146-2686.

 

 



JAS