» Notícias » Geral » Ler notícia

17/11/2022
COVID19 - NOVA ONDA E FALTA DE INFORMAÇÕES

 O estado de São Paulo voltou a registrar nesta terça-feira (15) mais de 300 novas internações por dia de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 pela primeira vez desde 27 de julho deste ano, apontam dados da Secretaria de Estado da Saúde. É a média mais alta em quatro meses.

Ainda conforme os dados, 8 em cada 10 internações, tanto em enfermaria quanto em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão concentradas na Grande SP. A média na região é de 242 novas internações por dia.

Já na capital paulista, a média de novas internações foi de 195 na terça-feira. O número dobrou em dez dias, já que, em 6 de novembro, a média era de 92 novas internações.

Apesar disso, o número de mortes está em queda, abaixo de 30 óbitos por dia, variando entre 14 e 29.

Apenas 5,5% das crianças de 3 a 4 anos tomaram duas doses da vacina, diz Fiocruz

População foi deixada 'à própria sorte', diz infectologista Luana Araújo

Internação na UTI

Os dados do governo apontam também que um novo ritmo tem feito a taxa de ocupação de leitos de UTI subir na capital paulista. Até esta terça, a média era de 337 pacientes internados na UTI, sendo a maior média desde 1º de agosto.

Ainda segundo o Censo Covid, desde 1º de novembro, o total de leitos de UTI destinados ao atendimento de pacientes com Covid aumentou 23%, passando de 489 para 601. Por isso, a taxa de ocupação está em 56,15%, a maior desde 22 de julho.

Além disso, o total de leitos ocupados aumentou 84%, de 183 para 337.

Segunda dose do reforço é atualmente recomendada para quem tem mais de 40 anos 

Média móvel de mortes em queda

O Brasil registrou na segunda-feira (14) 24 novas mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 688.770 desde o início da pandemia. A média móvel é de 33 mortes por dia, com variação de -32% em relação a duas semanas atrás, o que aponta tendência de queda há 14 dias seguidos.

No total, o país registrou 2.582 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.963.985 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 7.786. A variação foi de +61% em relação à média de duas semanas atrás.

Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.

Em alta (3 estados): AM, PA, RS

Em estabilidade (8 estados): SP, MT, MS, AL, PB, RO, AP, SC

Em queda (5 estados): ES, CE, MA, SE, PR

Não divulgaram até 20h (10 estados e o Distrito Federal): AC, BA, DF, GO, MG, PE, PI, RJ, RN, RR, TO

Médica critica falta de comunicação oficial

‘Aumento muito agudo de casos que a gente não viu na onda anterior’, diz infectologista Luana Araújo sobre momento da Covid no Brasil

A infectologista Luana Araújo criticou a falta de informações oficiais sobre um novo episódio de aumento de casos de Covid-19 no Brasil e disse que a população foi deixada 'à própria sorte' pelos governos.

Em entrevista à GloboNews, Luana alertou para a necessidade de se ter uma comunicação centralizada, que seria de responsabilidade do Ministério da Saúde, para informar a população sobre as fases da pandemia. E criticou o fato de estados terem orientações diferentes sobre a vacinação e medidas de contenção da doença.

A cada 2 dias, 1 criança com menos de 5 anos morre de Covid no Brasil

"Isso cria uma confusão e gera um amadorismo na vigilância, o que faz com que as pessoas percebam que os casos estão aumentando antes da gente ter uma comunicação oficial de uma perspectiva de aumento de casos, que é o que deveria ter acontecido. Vimos essa onda acontecendo na Europa e nos Estados Unidos em um passado recente, já era para a gente ter compreendido, aprendendo as lições anteriores da pandemia, que isso ia chegar aqui", afirmou. 

Fonte: G1

N.R. Em Caieiras os números podem ser vistos  em https://www.caieiras.sp.gov.br/coronavirus/    mas atenção: ESTÁ DESATUALIZADO, para variar. 



JAS