» Colunas » Saúde

04/11/2011
Calor é perigoso para diabéticos .

Quando pensamos no Verão e nos dias de muito calor, pensamos em férias, praia, lazer e bom tempo. No entanto, o calor e a umidade podem trazer problemas de saúde, ainda mais para quem sofre da diabetes.

Segundo um inquérito dirigido pela Mayo Clinic, dos EUA, os diabéticos não sabem como reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas com o calor. Muitos dos pacientes entrevistados tinham um controle glicêmico ruim durante o Verão, o que também pode aumentar o risco de desidratação.

Menos transpiração maior risco
Os diabéticos correm mais riscos no Verão porque têm uma menor capacidade de suar, fenômeno essencial para regular a temperatura do corpo.

A equipe que dirigiu o inquérito a 152 diabéticos atendidos numa clínica de Phoenix, no Arizona, concluiu que 20 por cento dos pacientes não tomavam precauções até a temperatura atingir os 38º C, apesar de que, quando reunidas determinadas condições de umidade, uma temperatura de 27º C já poder causar uma agravamento das doenças.

Por outro lado, os investigadores verificaram também que, quando a temperatura subia, aumentava o número de diabéticos atendidos nas urgências hospitalares e de mortes causadas pela doença.

O calor é mais perigoso com uma umidade alta já que a combinação tende a reduzir a transpiração, evitando que o corpo resfrie naturalmente.

Também os medicamentos para a diabetes (incluindo a insulina) podem ser danificados pelo calor, dado que os medicamentos perdem a eficácia terapêutica quando expostos a temperaturas elevadas. Contudo, apesar de três quartos dos pacientes entrevistados reconheceram que tinham sido advertidos sobre os efeitos do calor na insulina, poucos sabiam que a temperatura elevada também era um risco para os medicamentos orais (39%), medidores de glicose (41%) e tiras reagentes de glicose (38%).

Portal Diabetes

Leia outras matérias desta seção
 » Coronavírus: Aspirina pode ser benéfica
 » Coronavírus: Macrófago é um dos vilões
 » Coronavírus:Pode permanecer mais de 14 dias no organismo
 » Coronavírus:Pacientes resistentes podem ajudar
 » Leucemia linfoide aguda (LLA),
 » Coronavírus:Antiviral é aprovado
 » Coronavírus:catástrofe iminente
 » Coronavírus:vem aí o spray nasal
 » Coronavírus:Quem está com ele pode se vacinar?
 » Coronavírus:Variante P1 está se alastrando rapidamente
 » Paralisia facial reversão com laser
 » Vitamina D:suplemento não tem melhoras
 » Quando as vitaminas se tornam tóxicas
 » Coronavírus-remédio para câncer é esperança
 » Coronavírus:Atividade física não evita agravamento
 » Coronavírus: quanto tempo leva a resposta imunológica da vacina?
 » Vacinação: Perguntas e Respostas
 » Coronavírus :em nossas UTIs as mortes são altas
 » Melatonina uma muralha contra o covid19 no pulmão
 » Coronavírus: A nova variante mais contagiante


Voltar