13/01/06
Além da Imaginação

Para nós, a realidade é entendida como tudo o que pode ser percebido pelos nossos sentidos. Do ponto de vista da ciência e da filosofia, nossas experiências sensitivas podem não se conformar com a realidade daquilo que sentimos e percebemos. Os estímulos do mundo exterior a nós, agem sobre os nossos sentidos e provocam sensações em nossa consciência. São essas sensações que são interpretadas como realidade.
Conseqüentemente, o mundo fenomenal ou mundo sensorial é o único do qual temos conhecimento. Esse mundo foi dividido numa trindade de diferentes fenômenos:
1º - O mundo material --- o mundo físico, a terra, o sol e as estrelas.
2º - O reino de tempo e espaço.
3º - A consciência e o pensamento.
Uma das mais marcantes destas divisões da realidade é o mundo material, o universo.
O mundo material é o que grandemente contribui para a natureza religiosa do homem e a formação de seu conceito de Deus. Devido à natureza finita do homem em comparação com o universo, ele ambiciona unir-se aos poderes que estão muito além de seu ser físico.

Que temos no céu? Luz e ausência de luz. Amplamente, luz é a energia vibratória se propagando através do espaço. Essa energia se manifesta como radiações eletromagnéticas variando em freqüência conhecida como raios-gama, raios-X, radiação ultravioleta, luz visível, radiação infravermelho e radiação de radiofreqüência. Além disso, há partículas positivas e nêutrons, todos contendo massa responsável pela manifestação da matéria.
A luz do espaça transmite informação que pode ser interpretada em termos de sua origem e condições encontradas em sua viagem. A luz é a chave para o conhecimento e compreensão do universo físico. Por seu intermédio pode-se saber as posições, as distâncias, os tamanhos, as densidades, as temperaturas e a composição das estrelas.
A luz viaja trezentos mil quilômetros por segundo, multiplicando-se por sessenta temos dezoito milhões de quilômetros por minuto. Aqui na terra ela é instantânea porque nosso planeta só tem treze mil quilômetros de diâmetro e quarenta mil de circunferência. Apenas em um segundo, dá para a luz circular a terra por 7,5 vezes. A velocidade da luz convertida para a distância que ela percorre em um ano chama-se ano-luz, é a medida padrão utilizada para distâncias interplanetárias e intergalácticas. Viajando a trezentos quilômetros por segundo, a luz do sol demora oito minutos e vinte segundos para chegar na terra. Daí calcula-se a distância: cento e cinqüenta milhões de quilômetros.

Longe 272 anos-luz daqui, descobriram um gigante vermelho que tem o nome de Betelgeuse e é uma estrela de quinhentos e setenta e quatro milhões de quilômetros de diâmetro, “apenas” quarenta e quatro mil vezes o diâmetro da terra. A terra tem quarenta mil quilômetros de circunferência e a Betelgeuse tem cerca de um bilhão, oitocentos e dois milhões de quilômetros de circunferência. Que loucura! Está além de nossa imaginação. Monstruosamente grande, será que é de lá que Deus fica tomando conta da terra?
Como dito no início, para nós a realidade é concebida conforme sejam as interpretações que temos das sensações que perpassam pela nossa consciência. O que não causa sensação em nossa consciência não existe para nós. Vivemos totalmente independentes das realidades não conceituáveis, como, por exemplo, a velocidade da luz e todos os outros fenômenos que astrônomos dizem existir no cosmo. Deus também é dessa categoria, pois, não temos sensação Dele, para a consciência registrá-Lo e conceituá-Lo como realidade. Ele é parte da subjetividade de cada um como queira imaginá-Lo e acreditá-Lo, pela fé que tenha e contra isso nada se tem à dizer.


Altino Olímpio

Leia outras matérias desta seção
 » Nesta época quantos iluminados existem no mundo?
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu

Voltar