10/06/2008
A verdade desilude

A Verdade Desilude

A verdade é uma fera que não convém andar a solta. Galileu foi forçado a abjurar, retratar-se, e resgatou no instante supremo, com a mentira, a vida que estava preste a perder, só porque denunciou um pedacinho da verdade (Aristides Ávila).

Então, a verdade é um bicho feroz que deve ser enjaulado? Muitos são vítimas de mentiras e contradizê-los apontando-lhes as incoerências é até perigoso. Ninguém gosta de perder o trono das ilusões, o elo de amizade entre os iludidos. Parece um paradoxo, as mentiras reúnem e as verdades desunem. Galileu ao falar a verdade para os que viviam na mentira fatalmente teria sido assassinado por eles se uma mentira não o tivesse salvado. Para se safar da morte ele deu a entender: não, a mentira de vocês é que é a verdade; a minha verdade é que é mentira. No entanto, hoje qualquer criança que estuda sobre a revolução dos planetas em torno do sol sabe que a “mentira” de Galileu foi comprovada como verdade e, a “verdade” dos dogmáticos viajou para a época dos dinossauros.

O Ex-Sumo Pontífice, Papa João Paulo II declarou que para não incorrer nos erros do passado, a Religião Católica iria acompanhar o parecer da ciência sobre a real praticidade de quaisquer de seus enunciados. Percebeu-se não querer que a sua instituição milenar fosse um empecilho ao galgar do conhecimento humano. Aconselhou a reflexão imparcial sobre a teoria Darwinista e sobre a teoria da relatividade de Einstein. Demonstrou mente aberta para investigações, o que, contraria os ainda aprisionados por crendices, aquelas que aos poucos a ciência vai destronando.

Altino Olímpio

Leia outras matérias desta seção
 » Nesta época quantos iluminados existem no mundo?
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu

Voltar