26/07/2016
Criança lembrança

Quando era menino ao levantar uma pedra que estava sobre a terra e ver que debaixo dela estava uma minhoca que sendo descoberta se contorcia pensamento não me havia se Deus existia.

Quando olhava pela janela eu só pensava naquilo que via e não no que não havia que as pessoas acreditavam que existia.

Quando lá fora chovia forte e suas águas escorriam pela rua de terra e formavam poças logo sobre elas eu me debruçava e no reflexo me via como o Narciso se via.

Todos os anos eu via o abacateiro florescer e depois seus verdes abacates aparecerem como num palco na tarde para os sabiás se apresentarem e cantarem. Fiquei moço com moças a namorar e nunca mais vi o abacateiro florido e nem os sabiás a cantar.

A cartilha escolar com as primeiras letras e ilustrações coloridas foram a primeira e mais apaixonante poesia da minha vida.

Naqueles tempos de comer doce de Maria Mole comprada no armazém tendo pra escolher entre a branca e a mais escura amarronzada já era um aprendizado para se ter preferências durante a vida.

Chutar lata vazia pelas ruas já era o dizer que ninguém mandaria em mim.

Quando nem sempre passava um enterro pela minha casa com o caixão do falecido sendo levado à frente acompanhado por muitas pessoas a pé e alguns familiares chorando meu pensamento parava de pensar no meu apenas observar o féretro a passar para só depois pensar em como a morte tanto medo podia causar.

Pela rua e se aproximando trazendo marmita vazia em que comia o pai se via vindo do trabalho para casa e para o filho isso era muita alegria.

Quando se via e se ouvia a banda do lugar tocar menino sentia revirar por dentro um sentimento que se fosse pra falar nunca iria conseguir explicar.

Mas o menino nunca pode gritar de alegria “o circo chegou” porque lá onde ele morava o circo nunca chegou e ele nunca viu tigres e leões enjaulados e nem palhaços engraçados para completarem seus tempos de criança.

                                                                               Altino Olympio

 

 

 


 



Leia outras matérias desta seção
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu
 » Tempos felizes de molecagens

Voltar